sicnot

Perfil

Economia

Mário Centeno diz que não há nenhum plano "secreto" nas políticas fiscais

Mário Centeno diz que não há nenhum plano "secreto" nas políticas fiscais

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, a versão definitiva do Programa de Estabilidade que será enviado para Bruxelas. No final, em conferência de imprensa, o ministro das Finanças não disse em concreto que medidas fiscais adicionais vão ser tomadas pelo Governo que permitem a redução do défice mas garantiu que tudo o que consta do documento é conhecido.

  • Afinal há um plano B para 2017
    1:58

    Economia

    O Governo não explicou aos portugueses as medidas do Programa de Estabilidade que mais impacto vão ter no seu bolso. Há um anexo ao documento que foi entregue na Comissão Europeia, na UTAO e no Conselho de Finanças Públicas, mas não chegou a ser revelado publicamente. A SIC sabe que entre outras medidas para reduzir o défice em 2017, haverá poupanças no pagamento das prestações sociais.

  • Ministro garante que não está em marcha nenhum plano de contigência
    0:32

    Economia

    O ministro do Planeamento garante que não há qualquer plano de contingência ou secretismo. Em causa está a notícia de que o Programa de Estabilidade tem um anexo que não chegou a ser revelado publicamente. No final da reunião da concertação social, Pedro Marques garantiu que apenas foram enviados esclarecimentos à UTAO e ao Conselho de Finanças Públicas.

  • Esquerda vai chumbar resolução contra Programa de Estabilidade
    2:39

    País

    O PS, BE, PCP e PEV vão chumbar a resolução do CDS, que vai ser votada amanhã contra o Programa de Estabilidade. O sentido de voto foi confirmado depois do debate quinzenal em que o Primeiro-ministro negou que exista um quadro secreto anexado ao programa. Perante as dúvidas da oposição, António Costa garantiu que se trata apenas de um documento de trabalho. O PSD sugere que o Governo tem plano de cortes na Saúde e Educação.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22