sicnot

Perfil

Economia

Governo diz que manutenção do rating pela DBRS é "sinal de confiança na economia portuguesa"

O Governo considerou hoje que a manutenção do "rating" da dívida pública portuguesa pela agência de notação financeira DBRS "é um sinal de confiança na economia portuguesa", disse à Lusa fonte do Ministério das Finanças.

(Lusa/ Arquivo)

"O caminho a percorrer é de rigor, mas sai reforçado pela manutenção do 'outlook' (perspetiva) estável", indica o ministério liderado por Mário Centeno.

A agência de notação financeira DBRS anunciou hoje que manteve o 'rating' da dívida pública portuguesa de longo prazo em 'BBB' (baixo), um nível acima de 'lixo', com perspetiva estável.

A fonte do ministério considerou que "o aumento da confiança na economia portuguesa requer reformas que aumentem o seu potencial de crescimento e estabilidade, como delineadas no Programa de Estabilidade e no Programa Nacional de Reformas".

"As reações extemporâneas às intenções do Governo, a que assistimos no passado recente, apenas prejudicam um futuro que se constrói com políticas orçamentais credíveis e com uma atitude de abertura e diálogo", refere ainda a mesma fonte.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47