sicnot

Perfil

Economia

Governo diz que manutenção do rating pela DBRS é "sinal de confiança na economia portuguesa"

O Governo considerou hoje que a manutenção do "rating" da dívida pública portuguesa pela agência de notação financeira DBRS "é um sinal de confiança na economia portuguesa", disse à Lusa fonte do Ministério das Finanças.

(Lusa/ Arquivo)

"O caminho a percorrer é de rigor, mas sai reforçado pela manutenção do 'outlook' (perspetiva) estável", indica o ministério liderado por Mário Centeno.

A agência de notação financeira DBRS anunciou hoje que manteve o 'rating' da dívida pública portuguesa de longo prazo em 'BBB' (baixo), um nível acima de 'lixo', com perspetiva estável.

A fonte do ministério considerou que "o aumento da confiança na economia portuguesa requer reformas que aumentem o seu potencial de crescimento e estabilidade, como delineadas no Programa de Estabilidade e no Programa Nacional de Reformas".

"As reações extemporâneas às intenções do Governo, a que assistimos no passado recente, apenas prejudicam um futuro que se constrói com políticas orçamentais credíveis e com uma atitude de abertura e diálogo", refere ainda a mesma fonte.

Lusa

  • Advogados de Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático
    2:13

    Operação Marquês

    Os advogados de José Sócrates queixam-se de bullying processual e mediático e garantem que o antigo primeiro-ministro nunca favoreceu Ricardo Salgado ou o Grupo Espirito Santo. Segundo o Expresso, o presidente da Escom, Helder Bataglia, terá admitido que Ricardo Salgado utilizou uma conta bancária do empresário, na Suíça, para passar 12 milhões de euros a Carlos Santos Silva, alegadamente para o amigo José Sócrates.

  • Marine Le Pen diz que Brexit terá efeito dominó na UE
    0:39

    Brexit

    Marine Le Pen diz que o Brexit vai ter um efeito dominó na União Europeia. Durante um congresso da extrema-direita, a lider da Frente Nacional francesa afirmou que a Europa vai despertar este ano em que estão marcadas eleiçoes em vários países, como a Alemanha e a Holanda.