sicnot

Perfil

Economia

Prejuízo do grupo TAP quase duplica para 151,7M€ em 2015

O grupo TAP fechou 2015 com um prejuízo de 151,7 milhões de euros, que compara com 85,1 milhões de euros do ano anterior, resultante sobretudo das receitas retidas na Venezuela e da crise no Brasil e em Angola.

Segundo o relatório e contas da Parpública de 2015, hoje divulgado, o impacto mais expressivo foi resultado do reconhecimento da desvalorização das receitas retidas na Venezuela, no valor de 91,3 milhões de euros, que já tinha sido responsável pelos prejuízos do negócio da aviação (TAP SA).

A greve de dez dias dos pilotos em maio do ano passado e a crise económica no Brasil e em Angola são as outras razões que agravaram os prejuízos da TAP SPGP em 2015, ano em que ocorreu a reprivatização, com a alienação de 61% do capital ao consórcio Atlantic Gateway, negócio que entretanto assumiu outros contornos.

Lusa

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Venda do Novo Banco terá que ser negociada em Bruxelas
    0:43

    Economia

    A venda do Novo Banco vai ter que ser negociada com Bruxelas, uma vez que o Lone Star planeia agora ficar com 65% da instituição, obrigando o Estado a manter uma posição no banco. O ministro das Finanças lembra que esta também era uma possibilidade mas salienta que o assunto está nas mãos do Banco de Portugal.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Primeiro-ministro sueco "surpreendido" com as declarações de Trump
    0:53

    Mundo

    O primeiro-ministro sueco ficou surpreendido com as declarações de Donald Trump, que, no fim de semana, se referiu a um suposto ataque terrorista no país escandinavo, relacionado com a imigração. Stefan Löfven fala na responsabilidade de usar os factos correctamente e diz que é preciso verificar a informação que é divulgada.

  • Angelina emociona-se ao falar da separação de Brad Pitt
    1:25
  • Modelo obrigada a prometer que não volta a arriscar a vida numa sessão fotográfica
    1:46