sicnot

Perfil

Economia

Craig Wright admite ser o criador da moeda digital bitcoin

O empresário australiano Craig Wrigh admitiu, em declarações à BBC, ser o criador da bitcoin. Acabou assim a especulação que durou anos sobre Satoshi Nakamoto, a pessoa até agora considerada o inventor da moeda virtual, e que era afinal um pseudónimo de Craig Wrigh, tal como o próprio assumiu hoje.

© David Gray / Reuters

De acordo com a BBC, Wright forneceu provas que permitem afirmar com toda a certeza que é o criador da controversa moeda digital bitcoin.

A cadeia de televisão britânica garantiu ainda que vários especialistas e membros da comunidade bitcoin confirmaram a declaração e adiantaram que Wright também teria transmitido a mesma informação ao The Economist e GQ.

A notícia levantou, contudo, algumas dúvidas por parte do The Economist: "Concluímos que Wright pode muito bem ser Nakamoto, mas a questão mais importante mantém-se, permanece a dúvida sobre quem realmente criou a bitcoin".

Bitcoin é uma moeda virtual, não existe uma autoridade centralizada a controlar esta moeda nem as suas transações. Todas estas tarefas são geridas pela rede, o que tem levantado várias suspeitas.

A rede funcionará de forma consensual, permite uma nova forma de pagamento com a moeda completamente digital. É a primeira rede de pagamento descentralizada (ponto-a-ponto) onde os utilizadores é que gerem o sistema, sem necessidade de intermediador ou autoridade central.

Do ponto de vista de quem a utiliza, a bitcoin funciona como dinheiro para a Internet.

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.