sicnot

Perfil

Economia

Craig Wright admite ser o criador da moeda digital bitcoin

O empresário australiano Craig Wrigh admitiu, em declarações à BBC, ser o criador da bitcoin. Acabou assim a especulação que durou anos sobre Satoshi Nakamoto, a pessoa até agora considerada o inventor da moeda virtual, e que era afinal um pseudónimo de Craig Wrigh, tal como o próprio assumiu hoje.

© David Gray / Reuters

De acordo com a BBC, Wright forneceu provas que permitem afirmar com toda a certeza que é o criador da controversa moeda digital bitcoin.

A cadeia de televisão britânica garantiu ainda que vários especialistas e membros da comunidade bitcoin confirmaram a declaração e adiantaram que Wright também teria transmitido a mesma informação ao The Economist e GQ.

A notícia levantou, contudo, algumas dúvidas por parte do The Economist: "Concluímos que Wright pode muito bem ser Nakamoto, mas a questão mais importante mantém-se, permanece a dúvida sobre quem realmente criou a bitcoin".

Bitcoin é uma moeda virtual, não existe uma autoridade centralizada a controlar esta moeda nem as suas transações. Todas estas tarefas são geridas pela rede, o que tem levantado várias suspeitas.

A rede funcionará de forma consensual, permite uma nova forma de pagamento com a moeda completamente digital. É a primeira rede de pagamento descentralizada (ponto-a-ponto) onde os utilizadores é que gerem o sistema, sem necessidade de intermediador ou autoridade central.

Do ponto de vista de quem a utiliza, a bitcoin funciona como dinheiro para a Internet.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC