sicnot

Perfil

Economia

Craig Wright admite ser o criador da moeda digital bitcoin

O empresário australiano Craig Wrigh admitiu, em declarações à BBC, ser o criador da bitcoin. Acabou assim a especulação que durou anos sobre Satoshi Nakamoto, a pessoa até agora considerada o inventor da moeda virtual, e que era afinal um pseudónimo de Craig Wrigh, tal como o próprio assumiu hoje.

© David Gray / Reuters

De acordo com a BBC, Wright forneceu provas que permitem afirmar com toda a certeza que é o criador da controversa moeda digital bitcoin.

A cadeia de televisão britânica garantiu ainda que vários especialistas e membros da comunidade bitcoin confirmaram a declaração e adiantaram que Wright também teria transmitido a mesma informação ao The Economist e GQ.

A notícia levantou, contudo, algumas dúvidas por parte do The Economist: "Concluímos que Wright pode muito bem ser Nakamoto, mas a questão mais importante mantém-se, permanece a dúvida sobre quem realmente criou a bitcoin".

Bitcoin é uma moeda virtual, não existe uma autoridade centralizada a controlar esta moeda nem as suas transações. Todas estas tarefas são geridas pela rede, o que tem levantado várias suspeitas.

A rede funcionará de forma consensual, permite uma nova forma de pagamento com a moeda completamente digital. É a primeira rede de pagamento descentralizada (ponto-a-ponto) onde os utilizadores é que gerem o sistema, sem necessidade de intermediador ou autoridade central.

Do ponto de vista de quem a utiliza, a bitcoin funciona como dinheiro para a Internet.

  • Dijsselbloem mostra algum arrependimento mas recusa demitir-se
    2:40

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas escusa-se a comentar essa possibilidade. Para já, o holandês não se demite do cargo. Esta quinta-feira ouviu as críticas dos eurodeputados no Parlamento Europeu.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • "Não se pode voltar atrás, o povo de Deus confirmou a necessidade deste Papa"
    3:15
  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.