sicnot

Perfil

Economia

Craig Wright admite ser o criador da moeda digital bitcoin

O empresário australiano Craig Wrigh admitiu, em declarações à BBC, ser o criador da bitcoin. Acabou assim a especulação que durou anos sobre Satoshi Nakamoto, a pessoa até agora considerada o inventor da moeda virtual, e que era afinal um pseudónimo de Craig Wrigh, tal como o próprio assumiu hoje.

© David Gray / Reuters

De acordo com a BBC, Wright forneceu provas que permitem afirmar com toda a certeza que é o criador da controversa moeda digital bitcoin.

A cadeia de televisão britânica garantiu ainda que vários especialistas e membros da comunidade bitcoin confirmaram a declaração e adiantaram que Wright também teria transmitido a mesma informação ao The Economist e GQ.

A notícia levantou, contudo, algumas dúvidas por parte do The Economist: "Concluímos que Wright pode muito bem ser Nakamoto, mas a questão mais importante mantém-se, permanece a dúvida sobre quem realmente criou a bitcoin".

Bitcoin é uma moeda virtual, não existe uma autoridade centralizada a controlar esta moeda nem as suas transações. Todas estas tarefas são geridas pela rede, o que tem levantado várias suspeitas.

A rede funcionará de forma consensual, permite uma nova forma de pagamento com a moeda completamente digital. É a primeira rede de pagamento descentralizada (ponto-a-ponto) onde os utilizadores é que gerem o sistema, sem necessidade de intermediador ou autoridade central.

Do ponto de vista de quem a utiliza, a bitcoin funciona como dinheiro para a Internet.

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.