sicnot

Perfil

Economia

Craig Wright admite ser o criador da moeda digital bitcoin

O empresário australiano Craig Wrigh admitiu, em declarações à BBC, ser o criador da bitcoin. Acabou assim a especulação que durou anos sobre Satoshi Nakamoto, a pessoa até agora considerada o inventor da moeda virtual, e que era afinal um pseudónimo de Craig Wrigh, tal como o próprio assumiu hoje.

© David Gray / Reuters

De acordo com a BBC, Wright forneceu provas que permitem afirmar com toda a certeza que é o criador da controversa moeda digital bitcoin.

A cadeia de televisão britânica garantiu ainda que vários especialistas e membros da comunidade bitcoin confirmaram a declaração e adiantaram que Wright também teria transmitido a mesma informação ao The Economist e GQ.

A notícia levantou, contudo, algumas dúvidas por parte do The Economist: "Concluímos que Wright pode muito bem ser Nakamoto, mas a questão mais importante mantém-se, permanece a dúvida sobre quem realmente criou a bitcoin".

Bitcoin é uma moeda virtual, não existe uma autoridade centralizada a controlar esta moeda nem as suas transações. Todas estas tarefas são geridas pela rede, o que tem levantado várias suspeitas.

A rede funcionará de forma consensual, permite uma nova forma de pagamento com a moeda completamente digital. É a primeira rede de pagamento descentralizada (ponto-a-ponto) onde os utilizadores é que gerem o sistema, sem necessidade de intermediador ou autoridade central.

Do ponto de vista de quem a utiliza, a bitcoin funciona como dinheiro para a Internet.

  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08
  • Reveladas escutas telefónicas entre Sócrates e Ricardo Salgado
    2:39

    Operação Marquês

    Após ser detido em 2014, Ricardo Salgado recebeu uma chamada de José Sócrates a dar o seu apoio. Nas escutas é possível perceber que o antigo primeiro-ministro fala de admiração pelo ex-banqueiro, depois de Sócrates ter garantido, na semana passada na RTP, que a relação com Ricardo Salgado era apenas institucional. Noutra conversa de Sócrates, desta vez com o advogado Daniel Proença de Carvalho, o ex-primeiro-ministro criticou Marcelo Rebelo de Sousa, quando este ainda era comentador e tinha comentado a queda do BES.