sicnot

Perfil

Economia

Draghi diz que dúvidas sobre futuro da UE e da zona euro reduzem investimento

O presidente do Banco Central Europeu alertou hoje que as dúvidas "sobre o futuro da zona euro e da União Europeia contribuem para a incerteza entre particulares e empresas", o que pode reduzir o consumo e o investimento.

© Ralph Orlowski / Reuters

Num discurso no congresso anual do Banco Asiático de Desenvolvimento, que decorre em Frankfurt, na Alemanha, Mario Draghi considerou que "eliminar esta incerteza ajudaria a impulsionar o consumo e a desencadear o investimento" no continente europeu.

O líder do BCE acrescentou ainda não ter dúvidas de que "a reforma institucional na União Europeia e na zona euro têm benefícios económicos reais" e, nesse sentido, considerou que é aqui que está "uma parte essencial da solução" para aqueles que querem um regresso às taxas de juro normais.

Mario Draghi defendeu as medidas de política monetária adotadas pelo BCE para evitar uma situação de deflação na zona euro.

Lusa

  • David Cameron volta a defender que o Reino Unido só perde com a saída da UE
    1:27

    Mundo

    O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou que 3 milhões de empregos dependem dos acordos de comércio com os Estados-membros da União Europeia. Ontem, depois do "mayor" londrino, Boris Johnson, ter anunciado que vai fazer campanha a favor do Brexit, a libra caiu para o valor mais baixo dos últimos sete anos, face ao dólar.Administradores de quase 200 empresas defendem que o Brexit representa uma ameaça para a economia.

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.