sicnot

Perfil

Economia

Santander Totta analisa Novo Banco, não sabe ainda se vai concorrer

O presidente do Santander Totta disse hoje que o banco está a analisar o processo de venda do Novo Banco e que já houve alguns contactos sobre a operação, mas que ainda não sabe se irá apresentar uma proposta.

Presidente do Santander Totta, António Vieira Monteiro.

Presidente do Santander Totta, António Vieira Monteiro.

MARIO CRUZ/LUSA

"Estamos a analisar a situação, mas estamos muito longe de dizer se concorremos ou não", afirmou António Vieira Monteiro em conferência de imprensa, revelando que o banco "já teve alguns contactos" a este propósito.

"Estamos apostados em crescer organicamente, mas não deixamos de ter em atenção tudo aquilo que se passa no mercado português", acrescentou.

Face à insistência dos jornalistas sobre um alegado o interesse no Novo Banco, Vieira Monteiro reforçou que o banco "está atento a tudo".

O Santander Totta concorreu no ano passado ao primeiro processo de alienação do Novo Banco, que acabou suspenso em setembro passado pelo Banco de Portugal.

No âmbito da resolução do Banif, em dezembro, comprou parte da atividade bancária do banco do Funchal, por 150 milhões de euros.

Lucro do Santander Totta duplica para 114,5 M€ no 1º trimestre

O Santander Totta apresentou hoje as contas do primeiro trimestre, divulgando que o resultado líquido foi de 114,5 milhões de euros, mais do que duplicando o lucro de 53,8 milhões de euros do período homólogo de 2014.

"Estes resultados já incluem a consolidação dos ativos e passivos adquiridos do ex-Banif e o impacto positivo na evolução dos agregados de balanço e de produto bancário", informou a entidade liderada por António Vieira Monteiro.

Ainda assim, "o impacto da aquisição dos ativos comerciais [do ex-Banif] no resultado líquido do trimestre é marginal", sublinhou o banco.

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira