sicnot

Perfil

Economia

Comissão Europeia atualiza hoje previsões económicas para Portugal

A Comissão Europeia divulga hoje as suas previsões económicas da primavera, com Portugal na expetativa relativamente à trajetória do défice projetada por Bruxelas, que terá influência decisiva na decisão sobre o procedimento por défice excessivo.

© Francois Lenoir / Reuters

Durante o corrente mês de maio, a Comissão Europeia tomará as decisões sobre os procedimentos por défice excessivo (PDE) em curso, entre os quais de Portugal, que falhou a sua meta para 2015 ao registar um défice de 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB), acima do limite de 3% imposto pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento, contabilizando os custos da medida de resolução aplicada ao Banif (que representou 1,4% do PIB).

O executivo comunitário tem apontado que a sua decisão sobre os PDE, incluindo aquele instaurado a Portugal a 2009 e do qual o país deveria ter saído em 2015, será tomada com base numa série de dados que ficam hoje completados, com a publicação das previsões económicas da primavera, que incluem as projeções de Bruxelas para cada Estado-membro numa série de indicadores, como o crescimento do PIB, a evolução da dívida e a trajetória do défice, até 2017.

O executivo comunitário já está em posse dos restantes elementos de que necessitava, designadamente os dados de 2015 validados pelo Eurostat -- que confirmou o défice de 4,4% contabilizando os custos da operação do Banif -, e os programas nacional de reformas e de estabilidade, que o Governo ultimou no final de abril, pelo que com as previsões económicas de hoje terá à disposição todos os dados de que necessita para decidir se há razões para fechar o procedimento ou não (e, se decidir pela segunda possibilidade, avaliar se deverá propor sanções, por incumprimento do calendário para correção do défice).

O Governo liderado por António Costa tem insistido que não haverá necessidade de apresentar medidas adicionais face à execução orçamental deste ano e tem argumentado que Bruxelas deve ter em conta, na análise da trajetória do défice, para efeitos das decisões sobre o PDE, a medida extraordinária a nível do setor bancário (a operação de resolução do Banif) que levou a que o défice de 2015 ficasse acima do limite dos 3% do PIB.

As previsões económicas da primavera, que cobrem a UE, zona euro e os 28 Estados-membros, num horizonte temporal até 2017, serão hoje apresentadas em Bruxelas às 11:00 locais (10:00 de Lisboa) pelo comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici.

Lusa

  • "Quem faz isto sabe estudar os dias e o vento para arder o máximo possível"
    4:15
  • O balanço trágico dos incêndios do fim de semana
    0:51

    País

    Mais de 500 mil hectares de área ardida, 42 vítimas mortais, 71 de feridos, dezenas de casas e empresas destruídas. É este o balanço de mais um fim de semana trágico para Portugal a nível de incêndios florestais.

  • 2017: o ano em que mais território português ardeu
    1:41

    País

    Desde janeiro, houve mais área ardida do que em qualquer outro ano na história registada de incêndios florestais. Segundo dados provisórios do Sistema Europeu de Informação sobre Fogos Florestais, mais de 519 mil hectares foram consumidos pelas chamas até 17 de outubro, o que representa quase 6% de toda a área de Portugal. 

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • O que resta de Tondela depois dos incêndios
    1:07

    País

    O concelho de Tondela é agora um mar de cinzas, imagens recolhidas pela SIC com um drone mostram bem a dimensão do que foi destruído pelos incêndios. Perto 100 habitações principais ou secundárias, barracões, oficinas e stands arderam. 

  • Moradores reuniram esforços para salvar idosos das chamas em Pardieiros
    2:50

    País

    O incêndio de domingo em Nelas fez uma vítima mortal: um homem de 50 anos, de Caldas da Felgueira, que regressava de uma aldeia vizinha, onde tinha ido ajudar a combater as chamas. Em Pardieiros, no concelho de Carregal do Sal, várias casas arderam e uma jovem sofreu queimaduras ao fugir do incêndio. Durante o incêndio, pessoas reuniram esforços para salvar a povoação.

  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.

  • As lágrimas do primeiro-ministro do Canadá

    Mundo

    O primeiro-ministro da Canadá, Justin Trudeau, emocionou-se esta quarta-feira ao falar de um artista que morreu depois de perder uma luta contra o cancro. Gord Downie, vocalista da banda de rock canadiana "The Tragically Hip", faleceu esta terça-feira, aos 53 anos, vítima de um tumor cerebral.