sicnot

Perfil

Economia

Turismo em Lisboa superior a exportações de calçado, diz Fernando Medina

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, afirmou hoje que o setor do turismo em Lisboa, do ponto de vista da exportação, é atualmente superior às vendas ao exterior do setor do calçado.

© Hugo Correia / Reuters

Fernando Medina falava na mesa-redonda "Cidade e Turismo: retalho, um ativo turístico", no âmbito do VI Congresso da APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, que termina hoje, em Lisboa, sob o mote "Crescer com o consumidor".

"O setor do turismo em Lisboa, do ponto de vista da exportação, se considerarmos a venda que é feita a estrangeiros que chegam hoje a Lisboa, é superior a todo o setor do calçado", afirmou o presidente da autarquia lisboeta.

O turismo de Lisboa tem uma receita bruta de 3.500 milhões de euros por ano, adiantou.

"Se consideramos que 70% tem origem" nos visitantes estrangeiros na região de Lisboa, então é "superior ao total das exportações do setor do calçado", concluiu Fernando Medina.

Por sua vez, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, destacou o que é o melhor retalho para o turismo, destacando três pontos.

O primeiro, disse, é "a questão da experiência", a segunda é "a complementaridade", percebendo que "o retalho não é só a Avenida da Liberdade ou a Baixa" e, por último, "estar atento ao consumidor novo".

Já Renato Lira Leite, diretor-geral da Global Blue Portugal, considerou que a grande distribuição não está ainda orientada para o turismo de compras.

Para o vice-presidente da TAP, Luiz Mór, "uma cidade boa para o turismo tem de ser boa para o morador".

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.

  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.