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Turismo em Lisboa superior a exportações de calçado, diz Fernando Medina

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, afirmou hoje que o setor do turismo em Lisboa, do ponto de vista da exportação, é atualmente superior às vendas ao exterior do setor do calçado.

© Hugo Correia / Reuters

Fernando Medina falava na mesa-redonda "Cidade e Turismo: retalho, um ativo turístico", no âmbito do VI Congresso da APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, que termina hoje, em Lisboa, sob o mote "Crescer com o consumidor".

"O setor do turismo em Lisboa, do ponto de vista da exportação, se considerarmos a venda que é feita a estrangeiros que chegam hoje a Lisboa, é superior a todo o setor do calçado", afirmou o presidente da autarquia lisboeta.

O turismo de Lisboa tem uma receita bruta de 3.500 milhões de euros por ano, adiantou.

"Se consideramos que 70% tem origem" nos visitantes estrangeiros na região de Lisboa, então é "superior ao total das exportações do setor do calçado", concluiu Fernando Medina.

Por sua vez, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, destacou o que é o melhor retalho para o turismo, destacando três pontos.

O primeiro, disse, é "a questão da experiência", a segunda é "a complementaridade", percebendo que "o retalho não é só a Avenida da Liberdade ou a Baixa" e, por último, "estar atento ao consumidor novo".

Já Renato Lira Leite, diretor-geral da Global Blue Portugal, considerou que a grande distribuição não está ainda orientada para o turismo de compras.

Para o vice-presidente da TAP, Luiz Mór, "uma cidade boa para o turismo tem de ser boa para o morador".