sicnot

Perfil

Economia

Turismo em Lisboa superior a exportações de calçado, diz Fernando Medina

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, afirmou hoje que o setor do turismo em Lisboa, do ponto de vista da exportação, é atualmente superior às vendas ao exterior do setor do calçado.

© Hugo Correia / Reuters

Fernando Medina falava na mesa-redonda "Cidade e Turismo: retalho, um ativo turístico", no âmbito do VI Congresso da APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, que termina hoje, em Lisboa, sob o mote "Crescer com o consumidor".

"O setor do turismo em Lisboa, do ponto de vista da exportação, se considerarmos a venda que é feita a estrangeiros que chegam hoje a Lisboa, é superior a todo o setor do calçado", afirmou o presidente da autarquia lisboeta.

O turismo de Lisboa tem uma receita bruta de 3.500 milhões de euros por ano, adiantou.

"Se consideramos que 70% tem origem" nos visitantes estrangeiros na região de Lisboa, então é "superior ao total das exportações do setor do calçado", concluiu Fernando Medina.

Por sua vez, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, destacou o que é o melhor retalho para o turismo, destacando três pontos.

O primeiro, disse, é "a questão da experiência", a segunda é "a complementaridade", percebendo que "o retalho não é só a Avenida da Liberdade ou a Baixa" e, por último, "estar atento ao consumidor novo".

Já Renato Lira Leite, diretor-geral da Global Blue Portugal, considerou que a grande distribuição não está ainda orientada para o turismo de compras.

Para o vice-presidente da TAP, Luiz Mór, "uma cidade boa para o turismo tem de ser boa para o morador".

  • Número de mortos nos incêndios sobe para 43

    País

    Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 43 mortos, disse esta quinta-feira à Lusa a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar. Trata-se de um homem que foi encontrado esta quinta-feira.

  • Casas de Luís Filipe Vieira e Pedro Guerra foram alvo de buscas
    2:39

    Desporto

    O caso dos emails levou esta quinta-feira a Polícia Judiciária a fazer buscas no Estádio da Luz e nas casas de Luís Filipe Vieira, o comentador Pedro Guerra e Paulo Gonçalves, o assessor jurídico do clube das águias. O advogado foi constituído arguido, mas só porque um advogado para ser alvo de buscas precisa de ser arguido.

  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos da Liga Europa
    1:48
  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC