sicnot

Perfil

Economia

ACT está a acompanhar situação dos trabalhadores do Novo Banco

O inspetor-geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) confirmou hoje que este órgão está a acompanhar a situação dos trabalhadores do Novo Banco "no terreno", sem detalhar quais as ações em causa.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

Questionado pela Lusa sobre a denúncia do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) relativamente a trabalhadores do Novo Banco que terão sido impedidos de entrar no banco para trabalhar, Pedro Pimenta Braz disse que a ACT está "a acompanhar a situação" e que já se deslocou ao local.

O inspetor-geral da ACT não quis adiantar mais pormenores sobre o assunto por estar obrigado ao sigilo.

Na quarta-feira, o dirigente sindical do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), Paulo Alexandre, disse à Lusa que a estrutura sindical apresentou uma queixa à ACT e enviou uma carta à administração do Novo Banco a pedir explicações sobre esse tema.

O jornal Público noticiou na terça-feira que, pelo menos, uma centena de trabalhadores do Novo Banco que se recusaram a assinar as rescisões por mútuo acordo receberam uma carta a dispensá-los de se apresentarem ao serviço e que, segundo relatos, uma parte dos trabalhadores envolvidos não terá mesmo conseguido mesmo entrar nas instalações onde trabalhava.

O Novo Banco foi criado no início de agosto de 2014 na sequência da resolução do Banco Espírito Santo (BES) como banco de transição, detido na totalidade pelo Fundo de Resolução bancário.

No âmbito da reestruturação acordada entre as autoridades portuguesas e a Comissão Europeia, o Novo Banco tem de reduzir em 1.000 pessoas o número de efetivos até ao final do ano e de cortar em 150 milhões de euros os custos operativos.

No entanto, como parte significativa dos funcionários já tinha saído, nomeadamente através de um programa de reformas antecipadas, e a venda de unidades no estrangeiro implicará também a redução de pessoal, a dispensa de trabalhadores estimada pelo Novo Banco para este ano ascendia a 500, pelo que foi aberto um processo de rescisões por mútuo acordo.

Uma vez que nem todos os funcionários a quem foi proposta essa saída a aceitaram, o banco vai avançar com um processo de despedimento coletivo, que o Jornal de Negócios noticiou que irá abranger menos de 100 trabalhadores.

O Novo Banco teve prejuízos de 980,6 milhões de euros no ano passado, justificando mais de metade dos resultados negativos ainda com o "legado" que recebeu do Banco Espírito Santo (BES).

Lusa

  • Novo Banco impede a entrada de vários funcionários nas instalações do banco
    1:35

    País

    O Novo Banco tentou impedir a entrada de vários funcionários nas instalações, anulando os cartões de entrada e bloqueando as contas de acesso aos computadores. Estes são funcionários que não aceitaram rescindir o contrato de forma amigável. O sindicato dos bancários garante que o banco está a violar a lei. A autoridade para as condições do trabalho diz que está a acompanhar a situação.

  • Trabalhadores do ACT anunciam greve
    1:12

    Economia

    O sindicato dos inspectores do trabalho e o Sintap reclamam a substituição da direção da Autoridade para as Condições de Trabalho. Alegam que, por serem pouco e serem desviados para tarefas administrativas, não têm condições para laborar. Razões que levaram à marcação de greve para 2 de maio.

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52
    Tempo Extra

    Tempo Extra

    3ª FEIRA 23:00

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que o blogue de Hugo Gil, associado ao Benfica, partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • Fredy Montero é reforço do Sporting

    Desporto

    O colombiano Fredy Montero está de regresso ao Sporting, anunciou o clube. O avançado de 30 anos já tinha vestido a camisola dos leões entre 2013 e 2015, antes de passar pelos chineses do Tianjin Teda e nos canadianos dos Vancouver Whitecaps.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, como já tinha sido divulgado, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • "É preciso namorar bem para que o namoro dê certo"
    2:31
  • Governo vai proibir refeições nos monumentos com estatuto de panteão
    0:53

    País

    O Governo vai acabar com as refeições no Panteão Nacional e em edifícios com estatuto semelhante, como os mosteiros dos Jerónimos e da Batalha. A decisão foi anunciada esta terça-feira pelo ministro da Cultura, no Parlamento. Luís Filipe Castro Mendes esclareceu que a decisão surge no âmbito da revisão do regulamento sobre os monumentos.