sicnot

Perfil

Economia

Há contribuintes a receber menos do que constava na simulação do IRS

Há contribuintes a receber menos do que constava na simulação do IRS

Os reembolsos do IRS estão a apanhar de surpresa muitos dos contribuintes que vão receber muito menos do que constava na simulação do portal da finanças, em alguns casos a diferença é de 500 euros. Há também situações em que o valor é superior. As Finanças admitem um erro no sistema na primeira semana de entrega das declarações.

O Ministério das Finanças respondeu entretanto à SIC que "foi identificada uma falha no simulador que está disponível no portal e que tem que ver com a tributação conjunta" e que "a referida falha foi corrigida logo no primeiro dia de entrega das declarações".

As Finanças garantem que "todos os contribuintes afetados por esta situação e que tenham, com base na simulação efetuada, optado pela tributação separada ou conjunta, consoante o que se mostrou ser mais favorável, poderão entregar uma nova declaração sem qualquer coima associada para que não sejam prejudicados de forma alguma".

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.