sicnot

Perfil

Economia

Capoulas Santos reúne-se com Suinicultores

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, recebe hoje a Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores. Os suinicultores têm realizado várias ações de protesto no país contra a crise no setor. Em causa estão as dificuldades de escoamento da carne de suíno e a quebra nos preços.

SIC

O ministro da Agricultura já apelou à indústria, à grande distribuição e aos consumidores portugueses para comprarem carne de porco nacional, como forma de ajudarem a resolver a crise no setor da suinicultura em Portugal.

"Gostaria de fazer um apelo muito veemente à indústria portuguesa e à grande distribuição", a qual "distribui a carne que adquire na indústria e é a indústria que abate e transforma os animais e a indústria, que, naturalmente, de acordo com as regras do mercado único, pode comprar em todo o espaço europeu, mas acho que, neste contexto, tem também um papel a desempenhar na resolução desta crise", disse Luís Capoulas Santos no dia 21 de abril, na Ovibeja.

Quanto às medidas, o ministro, além do diploma da rotulagem obrigatória da carne aprovado a 21 de abril, disse na altura que já estão aprovados e entrarão em vigor "dentro de poucos dias" os descontos de 50% nas contribuições para a Segurança Social de todos os suinicultores e respetivos trabalhadores, até ao final deste ano.

As linhas de crédito "de 20 milhões de euros com um ano de carência, uma a três anos para acudir a problemas e tesouraria e outra a seis anos para acudir a problemas de desendividamento", deverão estar disponíveis "dentro de duas a três semanas", acrescentou.

Lusa

  • Suinicultores apelam ao consumo da carne portuguesa
    2:39

    Economia

    Os suinicultores voltaram às reivindicações na rua e apelaram consumo da carne portuguesa oferecendo uma tonelada de carne de porco a quem passou pela Gare do Oriente. Desde o final do ano passado que os suinicultores têm saído à rua como forma de alertar para a crisa do setor.

  • Suinicultores garantem que cerca de 50 mil empregos estão em risco
    5:18

    Economia

    Nos últimos seis meses, os suinicultores têm vindo para a rua reclamar ajudas para o setor. Protestos que têm visado sobretudo algumas cadeias de supermercados, mas também a indústria de abate e transformação à qual acusam de falta de solidariedade. Os suinicultores dizem estar a ser pagos muito abaixo do custo de produção e que o colapso é iminente. O setor garante que cerca de 50 mil empregos estão em risco iminente. Cerca de 200 mil pessoas dependem diretamente da atividade.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC