sicnot

Perfil

Economia

Capoulas Santos reúne-se com Suinicultores

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, recebe hoje a Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores. Os suinicultores têm realizado várias ações de protesto no país contra a crise no setor. Em causa estão as dificuldades de escoamento da carne de suíno e a quebra nos preços.

SIC

O ministro da Agricultura já apelou à indústria, à grande distribuição e aos consumidores portugueses para comprarem carne de porco nacional, como forma de ajudarem a resolver a crise no setor da suinicultura em Portugal.

"Gostaria de fazer um apelo muito veemente à indústria portuguesa e à grande distribuição", a qual "distribui a carne que adquire na indústria e é a indústria que abate e transforma os animais e a indústria, que, naturalmente, de acordo com as regras do mercado único, pode comprar em todo o espaço europeu, mas acho que, neste contexto, tem também um papel a desempenhar na resolução desta crise", disse Luís Capoulas Santos no dia 21 de abril, na Ovibeja.

Quanto às medidas, o ministro, além do diploma da rotulagem obrigatória da carne aprovado a 21 de abril, disse na altura que já estão aprovados e entrarão em vigor "dentro de poucos dias" os descontos de 50% nas contribuições para a Segurança Social de todos os suinicultores e respetivos trabalhadores, até ao final deste ano.

As linhas de crédito "de 20 milhões de euros com um ano de carência, uma a três anos para acudir a problemas e tesouraria e outra a seis anos para acudir a problemas de desendividamento", deverão estar disponíveis "dentro de duas a três semanas", acrescentou.

Lusa

  • Suinicultores apelam ao consumo da carne portuguesa
    2:39

    Economia

    Os suinicultores voltaram às reivindicações na rua e apelaram consumo da carne portuguesa oferecendo uma tonelada de carne de porco a quem passou pela Gare do Oriente. Desde o final do ano passado que os suinicultores têm saído à rua como forma de alertar para a crisa do setor.

  • Suinicultores garantem que cerca de 50 mil empregos estão em risco
    5:18

    Economia

    Nos últimos seis meses, os suinicultores têm vindo para a rua reclamar ajudas para o setor. Protestos que têm visado sobretudo algumas cadeias de supermercados, mas também a indústria de abate e transformação à qual acusam de falta de solidariedade. Os suinicultores dizem estar a ser pagos muito abaixo do custo de produção e que o colapso é iminente. O setor garante que cerca de 50 mil empregos estão em risco iminente. Cerca de 200 mil pessoas dependem diretamente da atividade.

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.