sicnot

Perfil

Economia

Capoulas Santos reúne-se com Suinicultores

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, recebe hoje a Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores. Os suinicultores têm realizado várias ações de protesto no país contra a crise no setor. Em causa estão as dificuldades de escoamento da carne de suíno e a quebra nos preços.

SIC

O ministro da Agricultura já apelou à indústria, à grande distribuição e aos consumidores portugueses para comprarem carne de porco nacional, como forma de ajudarem a resolver a crise no setor da suinicultura em Portugal.

"Gostaria de fazer um apelo muito veemente à indústria portuguesa e à grande distribuição", a qual "distribui a carne que adquire na indústria e é a indústria que abate e transforma os animais e a indústria, que, naturalmente, de acordo com as regras do mercado único, pode comprar em todo o espaço europeu, mas acho que, neste contexto, tem também um papel a desempenhar na resolução desta crise", disse Luís Capoulas Santos no dia 21 de abril, na Ovibeja.

Quanto às medidas, o ministro, além do diploma da rotulagem obrigatória da carne aprovado a 21 de abril, disse na altura que já estão aprovados e entrarão em vigor "dentro de poucos dias" os descontos de 50% nas contribuições para a Segurança Social de todos os suinicultores e respetivos trabalhadores, até ao final deste ano.

As linhas de crédito "de 20 milhões de euros com um ano de carência, uma a três anos para acudir a problemas e tesouraria e outra a seis anos para acudir a problemas de desendividamento", deverão estar disponíveis "dentro de duas a três semanas", acrescentou.

Lusa

  • Suinicultores apelam ao consumo da carne portuguesa
    2:39

    Economia

    Os suinicultores voltaram às reivindicações na rua e apelaram consumo da carne portuguesa oferecendo uma tonelada de carne de porco a quem passou pela Gare do Oriente. Desde o final do ano passado que os suinicultores têm saído à rua como forma de alertar para a crisa do setor.

  • Suinicultores garantem que cerca de 50 mil empregos estão em risco
    5:18

    Economia

    Nos últimos seis meses, os suinicultores têm vindo para a rua reclamar ajudas para o setor. Protestos que têm visado sobretudo algumas cadeias de supermercados, mas também a indústria de abate e transformação à qual acusam de falta de solidariedade. Os suinicultores dizem estar a ser pagos muito abaixo do custo de produção e que o colapso é iminente. O setor garante que cerca de 50 mil empregos estão em risco iminente. Cerca de 200 mil pessoas dependem diretamente da atividade.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.