sicnot

Perfil

Economia

Greve geral na Grécia contra reformas fiscal e das pensões

Os sindicatos gregos convocaram a greve geral para hoje e sábado em protesto contra as polémicas reformas fiscal e das pensões que vão ser debatidas em breve no parlamento.

AP/ Petros Giannakouris

Os transportes públicos estão praticamente parados, assim como os serviços administrativos do Estado. As escolas não abriram as portas e os hospitais estão a funcionar com os serviços mínimos nas urgências.

Os meios de comunicação social também aderiram ao protesto. A greve estende-se também ao setor privado.

Os gregos contestam a reforma do sistema de pensões que será votada no parlamento no domingo.

Os credores internacionais exigem novas medidas de austeridade para libertar mais uma tranche do empréstimo acordado em agosto do ano passado.

  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.