sicnot

Perfil

Economia

Greve geral na Grécia contra reformas fiscal e das pensões

Os sindicatos gregos convocaram a greve geral para hoje e sábado em protesto contra as polémicas reformas fiscal e das pensões que vão ser debatidas em breve no parlamento.

AP/ Petros Giannakouris

Os transportes públicos estão praticamente parados, assim como os serviços administrativos do Estado. As escolas não abriram as portas e os hospitais estão a funcionar com os serviços mínimos nas urgências.

Os meios de comunicação social também aderiram ao protesto. A greve estende-se também ao setor privado.

Os gregos contestam a reforma do sistema de pensões que será votada no parlamento no domingo.

Os credores internacionais exigem novas medidas de austeridade para libertar mais uma tranche do empréstimo acordado em agosto do ano passado.

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Rui Rio comprometeu-se a realizar apenas dois debates
    0:45

    País

    Rui Rio disse esta terça-feira que foi apanhado de surpresa com a mudança de posição de Pedro Santana Lopes, que exige três debates entre os dois candidatos à liderança do PSD nos canais generalistas. Rui Rio reiterou ainda que se comprometeu a fazer apenas dois debates.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.