sicnot

Perfil

Economia

Rajoy propõe à UE esforço adicional para evitar sanção por incumprimento do défice

O primeiro-ministro espanhol enviou uma carta ao presidente da Comissão Europeia pedindo para que tenha em conta a situação política espanhola e tente evitar uma sanção por incumprimento da meta do défice, oferecendo um esforço adicional do país.

Reuters

De acordo com informações hoje divulgadas pelos jornais El País e La Vanguardia, citadas pela agência Efe, para tentar evitar multas por incumprimento da meta do défice, depois do duro ajuste realizado em Espanha nos últimos anos, Mariano Rajoy comprometeu-se a ampliar por mais um ano o acordo de não disponibilizar gastos nas administrações central e autónomas.

Na carta, segundo os dois jornais, Rajoy explica a situação atual do país a Jean-Claude Juncker e apresenta argumentos em sua defesa, como o desvio da inflação em relação à previsão de Bruxelas, que diminuiu a receita fiscal prevista.

A carta sublinha os ajustes e as reformas adotadas nos últimos anos num contexto complicado.

Na carta, Rajoy pede um ano de prorrogação para reduzir o défice.

A Comissão Europeia confirmou hoje que recebeu a carta do primeiro-ministro espanhol.

"Podemos confirmar que recebemos a carta e que a estudaremos", disse à agência Efe uma fonte da Comissão Europeia.

A Comissão Europeia alertou, na terça-feira, para os riscos que acredita existirem para a economia espanhola, com a incerteza política, diante de novas eleições, e as medidas que terá adotar para corrigir o seu excesso de défice, pelo qual o país pode ser sancionado.

"A quantidade de medidas necessárias para corrigir o deslize orçamental registado em 2015 é acrescentada aos riscos de queda no crescimento, que se originam principalmente da incerteza em torno da formação de um novo governo", disse a CE nas suas previsões macroeconómicas de primavera.

Bruxelas prevê que o défice de Espanha fique em 3,9% do PIB este ano e em 3,1% no próximo, acima da meta de 3%.

Lusa

  • Partidos vão apresentar propostas alternativas à descida da TSU
    2:52

    TSU

    O Presidente da República defende a redução da Taxa Social Única mas deixa a porta aberta a outra via para compensar o aumento do salário mínimo. PCP e Bloco de Esquerda insistem que não pode haver contrapartidas que estimulem os salários baixos mas admitem outras formas de aliviar as empresas. À direita, também o CDS irá apresentar propostas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.