sicnot

Perfil

Economia

Londres acolhe cimeira internacional anticorrupção esta 5ª feira

Dirigentes de todo o mundo vão reunir-se, na próxima quinta-feira, em Londres para uma cimeira anticorrupção, com a qual o primeiro-ministro britânico espera colocar o tema no "topo da agenda internacional", foi hoje anunciado.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jim Young / Reuters

Durante a cimeira, Cameron pretende que os participantes assinem "a primeira declaração mundial contra a corrupção", indica um comunicado do executivo britânico hoje publicado.

O documento compromete os signatários a "trabalharem juntos" contra a corrupção, e também a "reconhecerem que a corrupção mina os esforços para lutar contra a pobreza, para promover a prosperidade e combater o terrorismo e extremismo".

Os signatários devem "perseguir a corrupção, onde quer que esteja, e punir as pessoas que a cometem, facilitam ou são cúmplices".

"A batalha contra a corrupção não será ganha de um dia para o outro. Vai ser preciso tempo, coragem e determinação", indica Cameron, em comunicado.

"Juntos vamos colocar a luta contra a corrupção onde deve estar: no topo da agenda internacional", acrescentou.

A cimeira vai reunir os líderes dos países mais afetados pela corrupção, como o Presidente afegão, Ashraf Ghani, ou o seu homólogo nigeriano, Muhammadu Buhari.

Foram também convidados o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, e o presidente da ONG anticorrupção Transparency International, José Ugaz.

O anúncio desta cimeira surge cerca de um mês após as revelações dos chamados "Papéis do Panamá", que deram a conhecer um vasto esquema de evasão fiscal através de empresas fantasma que escondiam a verdadeira identidade dos beneficiários.

O próprio David Cameron viu-se envolvido no escândalo, sendo obrigado a confessar que foi detentor de ações de uma sociedade 'offshore' do seu pai, falecido em 2010.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52