sicnot

Perfil

Economia

Manifestação na Grécia junta 15 mil contra reformas fiscal e das pensões

Cerca de 15 mil pessoas protestaram hoje em Atenas e Salónica, numa manifestação convocada por organizações de esquerda, contra a reforma das pensões que será submetida a votação hoje.

Este projeto de lei, que prevê o aumento das pensões e dos impostos, faz parte das medidas de austeridade exigidas pelos credores do país, União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os ministros das Finanças dos Estados-membros da zona euro reúnem-se na segunda-feira em Bruxelas para avaliar as reformas realizadas pela Grécia como contrapartida do empréstimo internacional concedido ao país em 2015.

Os protestos começaram hoje ao final da manhã com a Frente de Luta dos Trabalhadores (Pame), considerada próxima do partido comunista grego.

"Segurança social pública e obrigatória para todos" estava escrito na principal bandeira do sindicato, enquanto os manifestantes gritavam palavras de ordem como "não à dissolução do sistema de segurança social" e "não à continuação da austeridade".

Milhares de simpatizantes do Pame manifestaram-se na sexta-feira e no sábado em Atenas, durante a greve de 48 horas realizada no setor privado e público e que paralisou os transportes.

Lusa

  • Kikas faz história
    1:22
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Hindus pedem a troca de nome da cerveja brasileira Brahma

    Mundo

    Um grupo de hindus pediu a mudança da marca de cerveja Brahma, propriedade da multinacional cervejeira Anheuser-Busch InBev, com sede em Lovaina, na Bélgica, argumentando que é inapropriado uma bebida alcoólica ter o nome que um deus hindu.

  • Manuais oferecidos aos alunos do 1.º ano não podem ser reutilizados
    2:42

    País

    As escolas querem que sejam devolvidos aos alunos os manuais do 1.ºo ano que foram dados gratuitamente pelo Estado para serem reutilizados nos próximos anos. A Associação de Diretores de Agrupamentos diz que os livros estão praticamente todos em bom estado, mas da forma como são feitos pelas editoras é impossível voltar a usá-los. As escolas querem que o Executivo chegue a um entendimento com as editoras para conceber manuais reutilizáveis.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.