sicnot

Perfil

Economia

Manifestação na Grécia junta 15 mil contra reformas fiscal e das pensões

Cerca de 15 mil pessoas protestaram hoje em Atenas e Salónica, numa manifestação convocada por organizações de esquerda, contra a reforma das pensões que será submetida a votação hoje.

Este projeto de lei, que prevê o aumento das pensões e dos impostos, faz parte das medidas de austeridade exigidas pelos credores do país, União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os ministros das Finanças dos Estados-membros da zona euro reúnem-se na segunda-feira em Bruxelas para avaliar as reformas realizadas pela Grécia como contrapartida do empréstimo internacional concedido ao país em 2015.

Os protestos começaram hoje ao final da manhã com a Frente de Luta dos Trabalhadores (Pame), considerada próxima do partido comunista grego.

"Segurança social pública e obrigatória para todos" estava escrito na principal bandeira do sindicato, enquanto os manifestantes gritavam palavras de ordem como "não à dissolução do sistema de segurança social" e "não à continuação da austeridade".

Milhares de simpatizantes do Pame manifestaram-se na sexta-feira e no sábado em Atenas, durante a greve de 48 horas realizada no setor privado e público e que paralisou os transportes.

Lusa

  • Obras no Miradouro de São de Pedro de Alcântara não foram a concurso
    2:50

    País

    As obras no Miradouro de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, arrancaram esta segunda-feira. A intervenção foi adjudicada à construtora Teixeira Duarte sem concurso público. A autarquia justifica esta decisão com o caráter urgente da obra, argumento que não consta do relatório do Laboratório Nacional de Engenheria Civil, a que a SIC teve acesso.

  • Rajadas de vento em Moscovo atingem os 110 km/hora
    0:57

    Mundo

    A passagem de uma tempestade por Moscovo fez pelo menos 11 mortos e mais de 50 feridos. Os ventos fortes, que chegaram aos 110 km/hora, destruíram carros e telhados e provocaram atrasos nos transportes. Na região de Stavropol, mais de 60 mil pessoas foram retiradas de casa por perigo de cheias.