sicnot

Perfil

Economia

BCE vai fazer o que for necessário para atingir meta da inflação

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, garantiu hoje em Londres que a entidade vai continuar a desenvolver todos os esforços de forma a conseguir atingir um nível de inflação de 2% na zona euro.

© Darrin Zammit Lupi / Reuters

"O BCE vai continuar a fazer o que for necessário para alcançar a sua meta de atingir um nível de inflação de 2% e há várias ferramentas que ainda podem ser usadas", afirmou o responsável durante uma conferência em Londres, citado pela agência Bloomberg.

Constâncio realçou que a subida dos preços do petróleo vai contribuir para alcançar o objetivo, sublinhando que é necessário "dar algum tempo" para que o pacote de medidas adotadas pelo BCE em março produzam efeitos.

O vice-presidente do BCE assinalou a necessidade de "outros atores" complementarem a política de Frankfurt, implementando medidas que impulsionem a produtividad e políticas fiscais amigas do crescimento, ao mesmo tempo que se finaliza a união bancária e dos mercados de capitais.

E destacou: "Na zona euro, o conjunto de indicadores apontam para a continuação de uma recuperação moderada, mas ainda sujeita a fragilidades".

Lusa

  • "Se me pergunta se estou de consciência tranquila, estou"
    2:13

    País

    O ministro Vieira da Silva assegura que aguarda com tranquilidade que a investigação em curso esclareça as alegadas irregularidades na associação Raríssimas. Alguns mecenas estão já a suspender o apoio, na sequência do escândalo que já levou a duas demissões. 

  • Novo regime dos recibos verdes "acaba com as injustiças dos escalões"
    1:10
  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.