sicnot

Perfil

Economia

BCE vai fazer o que for necessário para atingir meta da inflação

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, garantiu hoje em Londres que a entidade vai continuar a desenvolver todos os esforços de forma a conseguir atingir um nível de inflação de 2% na zona euro.

© Darrin Zammit Lupi / Reuters

"O BCE vai continuar a fazer o que for necessário para alcançar a sua meta de atingir um nível de inflação de 2% e há várias ferramentas que ainda podem ser usadas", afirmou o responsável durante uma conferência em Londres, citado pela agência Bloomberg.

Constâncio realçou que a subida dos preços do petróleo vai contribuir para alcançar o objetivo, sublinhando que é necessário "dar algum tempo" para que o pacote de medidas adotadas pelo BCE em março produzam efeitos.

O vice-presidente do BCE assinalou a necessidade de "outros atores" complementarem a política de Frankfurt, implementando medidas que impulsionem a produtividad e políticas fiscais amigas do crescimento, ao mesmo tempo que se finaliza a união bancária e dos mercados de capitais.

E destacou: "Na zona euro, o conjunto de indicadores apontam para a continuação de uma recuperação moderada, mas ainda sujeita a fragilidades".

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.