sicnot

Perfil

Economia

BCE vai fazer o que for necessário para atingir meta da inflação

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, garantiu hoje em Londres que a entidade vai continuar a desenvolver todos os esforços de forma a conseguir atingir um nível de inflação de 2% na zona euro.

© Darrin Zammit Lupi / Reuters

"O BCE vai continuar a fazer o que for necessário para alcançar a sua meta de atingir um nível de inflação de 2% e há várias ferramentas que ainda podem ser usadas", afirmou o responsável durante uma conferência em Londres, citado pela agência Bloomberg.

Constâncio realçou que a subida dos preços do petróleo vai contribuir para alcançar o objetivo, sublinhando que é necessário "dar algum tempo" para que o pacote de medidas adotadas pelo BCE em março produzam efeitos.

O vice-presidente do BCE assinalou a necessidade de "outros atores" complementarem a política de Frankfurt, implementando medidas que impulsionem a produtividad e políticas fiscais amigas do crescimento, ao mesmo tempo que se finaliza a união bancária e dos mercados de capitais.

E destacou: "Na zona euro, o conjunto de indicadores apontam para a continuação de uma recuperação moderada, mas ainda sujeita a fragilidades".

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.