sicnot

Perfil

Economia

Eurogrupo reúne-se com plano B de austeridade grego na agenda

Os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) reúnem-se hoje, extraordinariamente, em Bruxelas, para tentarem um acordo sobre o novo pacote de medidas de austeridade na Grécia, no âmbito do terceiro resgate ao país.

Reuters

Em causa estão reformas que permitam a libertação de parcelas dos empréstimos internacionais, no quadro do terceiro resgate financeiro concedido à Grécia, em julho 2015.

Os credores internacionais impuseram a Atenas um novo plano de medidas, que representem 2% do PIB grego, que se soma a um primeiro, equivalente a 3% da economia do país.

O objetivo é obter um excedente primário (sem juros da dívida) de 3,5% do PIB, em 2018.

No domingo, o parlamento grego aprovou a reforma fiscal e de pensões, proposta pelo Governo de Alexis Tsipras, no âmbito dos compromissos assumidos com os credores internacionais do país.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, defendeu, no parlamento, no domingo, que o sistema aprovado na véspera da reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, é "sustentável, sem afetar as pensões principais", e prometeu que, para mais de dois milhões de reformados, não haverá um único euro de corte na pensão.

A legislação proposta pelo Governo grego compõe-se de reformas das pensões, dos impostos diretos e dos indiretos, que permitirão economizar 5.400 milhões de euros por ano, para conseguir em 2018 um 'superavit' primário de 3,5 por cento do produto interno bruto (PIB), como prevê o programa do terceiro resgate.

Entretanto, Christine Lagarde, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), um dos credores, considerou, numa carta enviada aos 19 ministros das Finanças do Eurogrupo e divulgada pelo Financial Times, que o plano de austeridade imposto a Atenas "não é credível" e também "não é desejável".

O Eurogrupo, em que Portugal está representado por Mário Centeno, deverá ainda abordar a possibilidade de um alívio da dívida grega, que é de 180% do PIB.

Lusa

  • Eurogrupo reúne-se 2ª feira para debater novas medidas de austeridade na Grécia

    Economia

    Os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) reúnem-se de urgência na segunda-feira, em Bruxelas, para debater o novo pacote de medidas de austeridade na Grécia e o alívio da dívida do país, que é de 180% do PIB. O ministro das Finanças grego apelou hoje aos parceiros da zona euro para que aprovem, durante a reunião do Eurogrupo de segunda-feira, as reformas decididas por Atenas, afirmando que isso ajudaria os investimentos e a recuperação daquele país.

  • Voluntários portugueses rumam ao México com cães de salvamento
    1:59

    Mundo

    Nuno Vieira e Marco Saraiva são voluntários de Braga. Com os seus dois cães, "Koi" e "Yuki", formam uma equipa de resgate e partem esta noite para o México, para ajudar na busca e salvamento de vítimas do terramoto que abalou o país esta terça-feira. A equipa portuguesa faz parte de uma ONG espanhola.

  • Furacão Maria deixa rasto de destruição em Porto Rico
    1:16
  • Sabe onde fica a Nambia? Algures em África, segundo Trump

    Mundo

    "O sistema de saúde na Nambia é incrivelmente autossuficiente", declarou o Presidente dos Estados Unidos num discurso proferido num almoço com líderes africanos. No encontro, realizado esta quarta-feira à margem da 72.ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, Donald Trump repetiu o erro. Os utilizadores das redes sociais não perdoaram mais este "lapso" do chefe de Estado norte-americano.

  • DGS garante que não há perigo de dengue
    2:09
  • Episódio da Abelha Maia censurado por queixas de obscenidade

    Cultura

    A plataforma digital Netflix viu-se obrigada a retirar um episódio da Abelha Maia depois das queixas de pais norte-americanos por causa de um "desenho obsceno", em forma de pénis. Aparentemente, terá sido só removido para quem acede nos EUA dado que, ao que a SIC pôde constatar, a partir de Portugal o episódio 35 está disponível.

  • Yoko Ono obriga limonada "John Lemon" a mudar de nome

    Cultura

    A viúva do Beatle John Lennon ameaçou processar uma empresa de bebidas polaca por causa da limonada "John Lemon". Yoko Ono não terá gostado do trocadilho entre Lennon e Lemon (limão, em inglês) e quer ver toda e qualquer garrafa com este rótulo retirada do mercado.

  • Restaurante em prisão na Colômbia serve comida confecionada por detidas
    1:04