sicnot

Perfil

Economia

Eurogrupo vai debater reestruturação da dívida grega

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse hoje que o fórum de ministros das Finanças da zona euro vai debater "quando, se e em que condições" poderá ser reestruturada a dívida grega.

Reuters

Reuters

© Vincent Kessler / Reuters

"Vamos decididamente discutir se, quando, em que condições a restruturação da dívida deve ter lugar, se é necessária? Esta é uma primeira discussão sobre se podem haver medidas para sustentabilidade ou alívio da dívida e não espero conclusões definitivas para já", disse Dijsselbloem, falando à entrada do Conselho de Ministros das Finanças da zona euro.

O Eurogrupo voltará a este tema "depois de mais trabalho técnico ser feito", na próxima reunião ordinária, marcada para dia 24.

Em relação ao plano de contingência, Dijsselbloem reiterou que este entrará em ação automaticamente se o Orçamento grego descarrilar e integra o terceiro programa de resgate à Grécia, que foi negociado em julho de 2015.

A Grécia tem que chegar a um excedente primário de 3,5% do produto interno bruto (PIB) em 2018, tendo o Governo de Alexis Tsipras conseguido, no domingo, a aprovação parlamentar de reformas das pensões e dos impostos diretos e dos indiretos que permitirão economizar 5.400 milhões de euros por ano.

Lusa

  • Faltam 71 obstetras no SNS e as férias vão agravar a situação
    2:32

    País

    Faltam 71 obstetras no Serviço Nacional de Saúde pelas contas da Ordem dos Médicos. Com o verão e as férias à porta, a Ordem alerta para a eventualidade de, nalgumas regiões, ser preciso transferir os partos mais complicados para unidades onde houver especialistas.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.