sicnot

Perfil

Economia

FMI pede à Alemanha mais ação para integrar refugiados no mercado de trabalho

O Fundo Monetário Internacional (FMI) gostaria que a Alemanha fizesse mais para integrar os refugiados no mercado de trabalho, de acordo com um documento divulgado hoje e que faz também recomendações em matéria de reformas estruturais.

"Apesar de muitas medidas de apoio terem sido tomadas e de mais estarem em preparação, são recomendadas mais ações políticas para promover uma integração bem sucedida dos refugiados no mercado de trabalho", considera o FMI nas conclusões do estudo.

O FMI insiste na importância da aprendizagem da língua alemã e recomenda que se tenha em conta "o desafio da integração dos refugiados" nas discussões sobre o salário mínimo para o próximo ano.

O salário mínimo está em vigor desde 1 de janeiro de 2015 e atualmente está fixado em 8,5 euros por hora.

Em 2015, a Alemanha acolheu mais de um milhão de pessoas que procuram asilo.

O FMI faz também outras recomendações à maior economia europeia em matéria de reformas estruturais, sublinhando que o envelhecimento da população alemã levará a "uma intensificação da pressão sobre as finanças públicas".

O FMI defende que a Alemanha deve "prolongar a duração da vida profissional", por exemplo indexando "a idade da reforma à esperança de vida".

A instituição incita também Berlim a reformar "de forma mais vigorosa" o setor dos serviços para aumentar a competitividade neste domínio e a investir mais, principalmente em infraestruturas.

Lusa

  • Salgado impedido de sair do país e de contactar outros arguidos
    1:21

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, ficou esta quarta-feira impedido de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia e proibido de contactar com os arguidos da Operação Marquês, determinou o Tribunal Central de Instrução Criminal. O jornalista da SIC Luís Garriapa esteve no TCIC, onde deu a conhecer as medidas de coação, depois de uma "longa maratona de nove horas".

  • Temperatura global de 2016 foi a mais alta desde 1880

    Mundo

    A temperatura média na superfície terrestre e oceânica em 2016 foi a mais alta desde 1880, no terceiro ano consecutivo de recordes do aquecimento global, anunciou esta quarta-feira a agência dos Estados Unidos para a atmosfera e os oceanos.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..