sicnot

Perfil

Economia

BCE anuncia testes a quatro bancos da Irlanda, Itália, Letónia e Eslovénia

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje que vai realizar em 2016 provas de solvência a quatro bancos da Irlanda, Itália, Letónia e Eslovénia e publicar os resultados dos mesmos em novembro.

© Srdjan Zivulovic / Reuters

© Kevin Coombs / Reuters

O BCE informou hoje que as referidas instituições são o Abanka da Eslovénia, o Rietumu Banka da Letónia, o Banca Mediolanum de Itália e o Citibank Europe da Irlanda.

O BCE realiza um teste de solvência a todos os bancos que vai supervisionar diretamente. Este teste inclui uma revisão da qualidade dos ativos e uma prova de resistência.

A instituição europeia faz aqueles testes a bancos que foram classificados recentemente de significativos ou que podem chegar a sê-lo.

Os testes começaram em março e os resultados serão publicados em novembro.

Estes testes constituem uma prova de resistência independente das que vão ser realizadas pela Autoridade Bancária Europeia (EBA nas siglas em inglês) e pelo BCE de forma coordenada em toda a União Europeia.

Lusa

  • Corrida à Agência Europeia Medicamento "não é fácil", admite Costa
    0:50

    Brexit

    António Costa confirmou a apresentação da candidatura para a transferência da agência europeia do medicamento de Londres para Portugal. À margem da cimeira extraordinário sobre o Brexit, o primeiro-ministro salientou a importância da instalação do instituto no país para reforçar a competitividade no setor