sicnot

Perfil

Economia

Exportações caem 3,9% e importações recuam 0,8% em março

As exportações diminuíram 3,9% e as importações decresceram 0,8% em março deste ano face ao mesmo mês de 2015, tendo o défice da balança comercial aumentado 133 milhões de euros, informou hoje o INE.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

© Rafael Marchante / Reuters

De acordo com os dados relativos ao comércio internacional de Portugal divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no acumulado do primeiro trimestre de 2016, as exportações de bens diminuíram 2,0% e as importações cresceram 1%, em termos homólogos. (-1,1% e +1,5%, respetivamente, no trimestre terminado em fevereiro de 2016).

Só em março, face ao mesmo mês de 2015, "excluindo os combustíveis e lubrificantes, as exportações diminuíram 1,3% e as importações aumentaram 2,8%" em março de 2015 face ao mês homólogo do ano passado.

Assim, o défice da balança comercial de bens registou um acréscimo homólogo de 133 milhões de euros em março de 2016, face ao mesmo mês de 2015, para 1.040 milhões de euros, sendo que, excluindo os combustíveis e lubrificantes, o saldo da balança comercial totalizou -738 milhões de euros, um agravamento de 185 milhões de euros.

Este desempenho das exportações, em termos das variações homólogas mensais, traduziu o comportamento do comércio extra-União Europeia (UE), que recuou 14,9% em março depois de em fevereiro ter já diminuído 17,6%. As exportações intra-UE, pelo contrário, aumentaram 0,3% em março e 7,4% em fevereiro.

Quanto às importações, recuaram 0,8% em março "em resultado da evolução registada nas importações intra-UE (-1,3%, contra +5,4% em fevereiro), já que no comércio extra-UE houve um aumento (+1,1%, que compara com 2,3% em fevereiro).

Considerando o comércio internacional sem a rubrica dos combustíveis e lubrificantes, em março as exportações decresceram 1,3% e as importações aumentaram 2,8% face ao período homólogo, depois de no mês anterior terem subido 3,1% e 7,3%, respetivamente.

O INE destaca que "desde junho de 2015 as exportações e importações sem combustíveis e lubrificantes registaram crescimentos superiores ao da totalidade das exportações e importações", o que "retrata em grande medida o impacto da redução dos preços relativos dos combustíveis e lubrificantes".

Numa análise da evolução do comércio internacional em março face ao mês anterior, verifica-se que as exportações aumentaram 5,7%, "devido sobretudo à evolução registada nas exportações extra-UE", e que as importações subiram 12,4%, "principalmente devido ao comportamento do comércio intra-UE".

Por categorias económicas, em março de 2016 "tanto nas exportações como nas importações destaca-se a acentuada redução dos combustíveis e lubrificantes (-39,2% e -26,1%, respetivamente), face a março de 2015", sendo ainda de salientar o aumento das importações de material de transporte e acessórios (+18,6%).

Numa análise por países, tendo em conta os principais mercados de destino das exportações nacionais em 2015, o INE refere que Angola (-46,4%) "foi o país que mais contribuiu para a redução [homóloga] global das exportações em março de 2016". Em sentido contrário evidencia-se o acréscimo de 2,7% nas exportações para Espanha.

Em relação à variação das importações, o contributo "mais negativo" foi dado pelas importações provenientes do Reino Unido, com uma quebra de 23,8%, enquanto Angola registou o maior acréscimo (+30,4%).

Lusa

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • Avicii tinha deixado os palcos há 2 anos por motivos de saúde
    2:14
  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Portugal compromete-se a enviar profissionais de saúde para África
    2:39
  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Karlie Kloss, o "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59