sicnot

Perfil

Economia

Governo japonês pede revisão de sete milhões de carros por airbags defeituosos

O Governo japonês pediu aos fabricantes de carros para chamarem à revisão sete milhões de veículos onde foram colocados airbaigs potencialmente defeituosos da empresa Takata, noticia hoje a imprensa.

© Yuya Shino / Reuters

Tóqui decidiu assim seguir aquilo que fizeram os Estados Unidos da América, país onde se registaram dez das 11 mortes relacionadas com os airbags da japonesa Takata. A 11.ª morte ocorreu na Malásia.

Os EUA exigiram aos fabricantes uma revisão de todos os carros que possam ter airbags com defeito.

Em causa está um problema que, em determinadas circunstâncias de temperatura e humidade, pode fazer explodir o airbag, projetando fragmentos metálicos.

Se mais estes sete milhões de carros forem sujeitos a revisão, ascenderão a 20 milhões os automóveis chamados a inspeção só no Japão por causa dos airbags.

Entre os fabricantes de carros mais afetados estão a Nissan, Toyota, Honda, Ford, Chrysler, Mazda, Honda, BMW, Mitsubishi e Volkswagen.

Lusa

  • "Miúdos de 5 e 6 anos a perguntar: a minha casa ardeu, o meu pai está queimado?"
    4:55
  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.