sicnot

Perfil

Economia

Moscovici diz que Grécia percorreu boa parte do caminho mas ainda não chegou à meta

O comissário europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, afirmou hoje que a Grécia "com os seus parceiros já percorreu boa parte do caminho, mas ainda não chegou à meta".

© Francois Lenoir / Reuters

Um dia depois do encontro excecional de ministros da zona euro, Moscovici notou, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), a necessidade de medidas ainda serem aprovadas, visto esta ser condição prévia para encerrar a primeira revisão do programa de resgate e "chegar à meta".

Perante os eurodeputados, o comissário indicou que a "grande conquista" da reunião de ministros da zona euro é afirmar-se que as "negociações sobre reformas chegaram a bom porto", embora ainda faltem "alguns pormenores" para um acordo.

Acerca do mecanismo de contingência, Moscovici comentou haver um "acordo geral", explicando que para a Comissão Europeia "as medidas já aprovadas bastarão para alcançar os objetivos de excedentes primários, mas nem todos os envolvidos consideram que isso acontecerá".

Assim, os membros do Eurogrupo concluíram ser útil um mecanismo extra que garanta medidas para cumprimento dos objetivos.

Sobre a hipótese de reestruturação da dívida, Moscovici afirmou a satisfação da Comissão pelas conclusões do Eurogrupo, que prevê abordar a perspetiva a curto prazo até 2018, assim como a médio e longo prazo, "sem haircuts".

Para o responsável de Bruxelas, a reunião foi "excecional" e será uma data "importante da história de sucesso da Grécia, como se quer".

Moscovici acredita que serão tomadas "decisões favoráveis a 24 de maio", na próxima reunião do Eurogrupo, e se chegue a um "acordo global que concretize o caminho das reformas e o regresso ao caminho do crescimento e da confiança".

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.