sicnot

Perfil

Economia

Venezuela prolonga fecho de serviços públicos para poupar energia

O Governo venezuelano anunciou hoje que os serviços públicos do país vão continuar fechados às quartas, quintas e sextas-feiras até pelo menos 27 de maio, para poupar energia elétrica no país.

Às quartas, quintas e sextas-feiras e durante pelo menos duas semanas todos os serviços do Estado estão encerrados.

Às quartas, quintas e sextas-feiras e durante pelo menos duas semanas todos os serviços do Estado estão encerrados.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

"A partir da próxima semana prolongar-se-á, por mais duas semanas, o regime especial de dias não laboráreis. A administração pública garantirá os serviços básicos para o povo", anunciou o governador do Estado venezuelano de Arágua.

O anúncio foi feito desde o "Comando Presidencial", no palácio de Miraflores, em Caracas, sede da Presidência da Venezuela, onde o governante explicou que a administração pública funcionará apenas às segundas e terças-feiras e que às sextas-feiras continuará a não haver aulas.

A medida, precisou, tem como propósito travar a descida do nível de água das barragens venezuelanas, em particular a de El Guri, a maior do país, fortemente afetada por uma seca provocada pelo fenómeno meteorológico El Niño.

A 26 de março último o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que os serviços públicos do país parariam as atividades às quartas, quintas e sextas-feiras, durante duas semanas, para poupar energia elétrica.

Nicolás Maduro explicou que a Venezuela está a ser fortemente afetada por "calor extremo" e uma "extrema seca", que fez descer o nível das águas das barragens.

"Temos tido dois anos de seca, os mais trágicos da história, produto do desenvolvimento do [fenómeno climático] El Niño", disse.

Nicolás Maduro anunciou ainda a criação de uma Comissão Especial Presidencial para responder à situação.

Lusa

  • Partidos vão apresentar propostas alternativas à descida da TSU
    2:52

    TSU

    O Presidente da República defende a redução da Taxa Social Única mas deixa a porta aberta a outra via para compensar o aumento do salário mínimo. PCP e Bloco de Esquerda insistem que não pode haver contrapartidas que estimulem os salários baixos mas admitem outras formas de aliviar as empresas. À direita, também o CDS irá apresentar propostas.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.