sicnot

Perfil

Economia

Cabify, concorrente da Uber, chega a Lisboa

Começa hoje a operar em Lisboa a Cabify, uma nova plataforma de transporte privado, concorrente da Uber. O secretário de Estado do Ambiente já disse que a operadora não tem cobertura legal para atuar em Portugal.

As associações de taxis consideram que a nova plataforma é ilegal, enquanto que a Uber diz que a concorrência é positiva para os consumidores e para as cidades

As associações de taxis consideram que a nova plataforma é ilegal, enquanto que a Uber diz que a concorrência é positiva para os consumidores e para as cidades

© Rafael Marchante / Reuters

http://www.cabify.es/

A plataforma espanhola de transporte privado Cabify, concorrente da Uber, vai estar disponível a partir de hoje em Lisboa, estando prevista para esta manhã a apresentação da empresa.

Segundo o site da Cabify, a empresa está já presente em cidades de Espanha, México, Colômbia, Chile e Peru e chega a Portugal quase duas semanas depois de uma manifestação de taxistas contra o serviço de plataformas como esta no país.

Ao nível de custo final para o cliente, de acordo com o mesmo site, o cálculo de uma viagem através desta plataforma tem em conta o ponto de partida e o ponto de chegada, independentemente do trajeto percorrido.

O secretário de Estado do Ambiente, José Mendes, já fez saber que aquela operadora não tem cobertura legal para atuar em Portugal.

Por seu lado, as associações representativas do setor do táxi (Antral e Federação Portuguesa do Táxi) também consideram que a Cabify está ilegal e irá prejudicar o mercado de serviços para os taxistas.

Já a Uber Portugal descreve a concorrência como "positiva para os consumidores e para as cidades portuguesas".

Com Lusa

  • As diferenças entre o táxi e o Uber
    3:04

    País

    O clima é de tensão entre taxistas e motoristas da Uber dura há vários meses. Na noite passada a SIC viajou com a Uber e de táxi por Lisboa. Ouviu as queixas e os receios de ambas as partes.

  • Taxistas criam grupo de trabalho para lidar com concorrência da Uber
    0:33

    País

    Uma semana depois da manifestação contra a Uber que paralisou Lisboa e Porto, taxistas e Governo reuniram esta manhã. À saída do encontro com o ministro do Ambiente, a Antral e a Federação Portuguesa do Táxi esclarecem apenas que foi criado um grupo de trabalho para discutir soluções para um enquadramento de outras plataformas.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC

  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.