sicnot

Perfil

Economia

Cabify, concorrente da Uber, chega a Lisboa

Começa hoje a operar em Lisboa a Cabify, uma nova plataforma de transporte privado, concorrente da Uber. O secretário de Estado do Ambiente já disse que a operadora não tem cobertura legal para atuar em Portugal.

As associações de taxis consideram que a nova plataforma é ilegal, enquanto que a Uber diz que a concorrência é positiva para os consumidores e para as cidades

As associações de taxis consideram que a nova plataforma é ilegal, enquanto que a Uber diz que a concorrência é positiva para os consumidores e para as cidades

© Rafael Marchante / Reuters

http://www.cabify.es/

A plataforma espanhola de transporte privado Cabify, concorrente da Uber, vai estar disponível a partir de hoje em Lisboa, estando prevista para esta manhã a apresentação da empresa.

Segundo o site da Cabify, a empresa está já presente em cidades de Espanha, México, Colômbia, Chile e Peru e chega a Portugal quase duas semanas depois de uma manifestação de taxistas contra o serviço de plataformas como esta no país.

Ao nível de custo final para o cliente, de acordo com o mesmo site, o cálculo de uma viagem através desta plataforma tem em conta o ponto de partida e o ponto de chegada, independentemente do trajeto percorrido.

O secretário de Estado do Ambiente, José Mendes, já fez saber que aquela operadora não tem cobertura legal para atuar em Portugal.

Por seu lado, as associações representativas do setor do táxi (Antral e Federação Portuguesa do Táxi) também consideram que a Cabify está ilegal e irá prejudicar o mercado de serviços para os taxistas.

Já a Uber Portugal descreve a concorrência como "positiva para os consumidores e para as cidades portuguesas".

Com Lusa

  • As diferenças entre o táxi e o Uber
    3:04

    País

    O clima é de tensão entre taxistas e motoristas da Uber dura há vários meses. Na noite passada a SIC viajou com a Uber e de táxi por Lisboa. Ouviu as queixas e os receios de ambas as partes.

  • Taxistas criam grupo de trabalho para lidar com concorrência da Uber
    0:33

    País

    Uma semana depois da manifestação contra a Uber que paralisou Lisboa e Porto, taxistas e Governo reuniram esta manhã. À saída do encontro com o ministro do Ambiente, a Antral e a Federação Portuguesa do Táxi esclarecem apenas que foi criado um grupo de trabalho para discutir soluções para um enquadramento de outras plataformas.

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.