sicnot

Perfil

Economia

Cabify, concorrente da Uber, chega a Lisboa

Começa hoje a operar em Lisboa a Cabify, uma nova plataforma de transporte privado, concorrente da Uber. O secretário de Estado do Ambiente já disse que a operadora não tem cobertura legal para atuar em Portugal.

As associações de taxis consideram que a nova plataforma é ilegal, enquanto que a Uber diz que a concorrência é positiva para os consumidores e para as cidades

As associações de taxis consideram que a nova plataforma é ilegal, enquanto que a Uber diz que a concorrência é positiva para os consumidores e para as cidades

© Rafael Marchante / Reuters

http://www.cabify.es/

A plataforma espanhola de transporte privado Cabify, concorrente da Uber, vai estar disponível a partir de hoje em Lisboa, estando prevista para esta manhã a apresentação da empresa.

Segundo o site da Cabify, a empresa está já presente em cidades de Espanha, México, Colômbia, Chile e Peru e chega a Portugal quase duas semanas depois de uma manifestação de taxistas contra o serviço de plataformas como esta no país.

Ao nível de custo final para o cliente, de acordo com o mesmo site, o cálculo de uma viagem através desta plataforma tem em conta o ponto de partida e o ponto de chegada, independentemente do trajeto percorrido.

O secretário de Estado do Ambiente, José Mendes, já fez saber que aquela operadora não tem cobertura legal para atuar em Portugal.

Por seu lado, as associações representativas do setor do táxi (Antral e Federação Portuguesa do Táxi) também consideram que a Cabify está ilegal e irá prejudicar o mercado de serviços para os taxistas.

Já a Uber Portugal descreve a concorrência como "positiva para os consumidores e para as cidades portuguesas".

Com Lusa

  • As diferenças entre o táxi e o Uber
    3:04

    País

    O clima é de tensão entre taxistas e motoristas da Uber dura há vários meses. Na noite passada a SIC viajou com a Uber e de táxi por Lisboa. Ouviu as queixas e os receios de ambas as partes.

  • Taxistas criam grupo de trabalho para lidar com concorrência da Uber
    0:33

    País

    Uma semana depois da manifestação contra a Uber que paralisou Lisboa e Porto, taxistas e Governo reuniram esta manhã. À saída do encontro com o ministro do Ambiente, a Antral e a Federação Portuguesa do Táxi esclarecem apenas que foi criado um grupo de trabalho para discutir soluções para um enquadramento de outras plataformas.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC