sicnot

Perfil

Economia

Governo mantém serviços mínimos nos portos de Lisboa e Setúbal

O Governo decidiu manter serviços mínimos nos portos de Lisboa e Setúbal, devido à greve dos estivadores, nomeadamente no que respeita à operação de navios com destino às regiões autónomas dos Açores e Madeira.

MÁRIO CRUZ

Segundo um comunicado do Ministério do Mar, na última semana foi possível chegar a acordo parcial quanto a algumas matérias que estavam incluídas no anterior despacho de fixação de serviços mínimos, entre as quais movimentação de mercadorias nocivas ou perigosas, como medicamentos e artigos de utilização ou consumo hospitalar.

Para "garantir a satisfação de necessidades sociais básicas e impreteríveis" mantêm-se os serviços mínimos para movimentação de carga de dois navios de cinco em cinco dias, com destino aos Açores e Madeira.

Este limite não se aplica "em casos de manifesta urgência e comprovada necessidade de abastecimento de cada uma das regiões autónomas" e continuam a ser assegurados aqueles serviços relativamente aos quais foi obtido o consenso das partes.

O Ministério do Mar e as administrações portuárias afetadas pela paralisação estão a acompanhar a situação nos portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz e uma fonte oficial disse à Lusa que os serviços mínimos estão a ser cumpridos.

O despacho anterior tinha sido publicado no mesmo dia em que o Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal, emitiu um novo pré-aviso de greve, estendendo a paralisação de 22 para 27 de maio de 2016.

A greve tem sido prolongada através de sucessivos pré-avisos devido à falta de entendimento entre estivadores e operadores portuários sobre o novo contrato coletivo de trabalho.

Lusa

  • Estivadores mantêm greve porque consideram que nada mudou
    2:03

    Economia

    Os estivadores mantêm a greve, que se prolonga até 27 de maio. O Sindicato considera que nada se alterou, no que diz respeito aos fundamentos que os levaram à paralisação e, acrescentam ainda que os serviços mínimos estão a ser cumpridos. Dizem que muito provavelmente a greve só terminará com uma decisão política. António Mariano, presidente do Sindicato dos Estivadores, fala sobre o assunto.

  • Greve dos estivadores já dura há duas semanas
    1:54

    Economia

    A greve dos estivadores está a prejudicar a indústria alimentar e a confederação empresarial teme que o consumo de bens essenciais fique comprometido. A paralisação dura há duas semanas e até agora não há acordo entre os estivadores e o Governo.

  • Greve dos estivadores pode levar a escassez de bens alimentares
    2:06

    Economia

    A paragem no Porto de Lisboa dura há uma semana e deverá prolongar-se até 27 de Maio. A indústria alimentar avisa que já há rutura de stocks na alimentação animal e que a escassez pode chegar à indústria panificadora. O setor fala em milhões de prejuízos caso paralisação se mantenha na próxima semana.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.