sicnot

Perfil

Economia

Portugal espera hoje emitir até 1.000 M€ em dívida a 10 anos

Portugal volta hoje ao mercado, com uma emissão de dívida de longo prazo com que espera arrecadar até 1.000 milhões de euros.

(LUSA/ Arquivo)

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza hoje um leilão de Obrigações do Tesouro (OT) com maturidade a 21 de julho de 2026, "com um montante indicativo entre 750 a 1.000 milhões de euros".

A última emissão de OT a 10 anos aconteceu em março deste ano, altura em que o Tesouro colocou 621 milhões de euros a uma taxa de juro média de 3,1380%, superior à de 2,42% verificada no anterior leilão, de 25 de novembro do ano passado.

Neste leilão de março, a procura atingiu os 993 milhões de euros, tendo sido 1,60 vezes superior ao montante colocado.

A instituição liderada por Cristina Casalinho espera emitir, em termos brutos, 18.000 a 20.000 milhões de euros em dívida de médio e longo prazo em 2016, "combinando sindicatos e leilões" e assegurando "no mínimo" um leilão de Obrigações do Tesouro (OT) por trimestre.

Lusa

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Gilberto Gil cancela atuação em Israel

    Cultura

    O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 4 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.