sicnot

Perfil

Economia

Nissan vai adquirir 34% da Mitsubishi Motors por 1,9 mil milhões de euros

O construtor de automóveis japonês Nissan vai adquirir, por via de aumento de capital, 34% do seu compatriota Mitsubishi Motors, que se vê envolvido num escândalo de fraude, por 1,9 mil milhões de euros, segundo documentos oficiais hoje publicados.

© Toru Hanai / Reuters

Nas informações transmitidas à Agência de Serviços Financeiros (FSA) e consultadas pela agência de notícias francesa France Presse, a Mitsubishi Motors explica que vai emitir para a Nissan 506,6 milhões de ações ordinárias, a um preço de 468,52 yens a unidade, o que corresponde a um montante total de 237,36 mil milhões de yens (1,9 mil milhões de euros).

As ações da Mitsubishi Motors valiam 495 yens na quarta-feira, pouco antes dos relatórios das reuniões entre os dois grupos, valor que cresceu 16,16% na quinta-feira para 575 yens, depois de confirmadas as negociações.

O acordo selando a aquisição por parte da Nissan deverá ser assinado até 25 de maio, para uma transação que tem de estar efetivada em outubro.

Com esta operação, a Nissan Motors vai tornar-se o maior acionista da Mitsubishi Motors Corporation (MMC), frente à Mitsubishi Heavy Industries Group, que detém 20% das ações.

Está agendada para a tarde de hoje uma conferência de imprensa conjunta entre os dois grupos, em Yokohama, no Japão.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos. Depois de um curso intensivo de português durante três meses, os jovens vão iniciar o ano letivo em vários pontos do país.

  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57