Apple investe 1.000 milhões de dólares em aplicação chinesa de transporte privado
13.05.2016 07h53
O gigante de tecnologia Apple anunciou hoje um investimento de 1.000 milhões de dólares na aplicação de transporte privado chinesa Didi Chuxing, a versão chinesa do Uber e uma das 'start-ups' chinesas mais bem-sucedidas desta década.

O FBI acedeu ao telemóvel de Rizwan Farook, responsável, com a mulher, pela morte de 14 pessoas, depois de um litígio legal e de a Apple se ter negado a prestar ajuda. (Arquivo)
© Mike Segar / Reuters
Este é o maior investimento de sempre recebido por aquela empresa, líder do mercado chinês, com uma quota de 87%, graças aos seus 300 milhões de utilizadores e uma média de 11 milhões de viagens diárias.
A empresa não detalha qual o montante total arrecadado na sua última ronda de financiamento, na qual participaram outras "entidades chinesas e internacionais de prestígio".
Em operações do género realizadas anteriormente, aquela plataforma captou investimento das duas empresas líderes no setor da Internet na China, o gigante de comércio eletrónico Alibaba e a Tencent, especializada em redes sociais e videojogos.
"Estamos extremamente impressionados pelo negócio que criou e a sua excelente liderança e esperamos apoiá-los à medida que vão crescendo", disse o conselheiro delegado da Apple, Tim Cook, em comunicado.
O Didi "ilustra a inovação" do setor informático na China, acrescentou.
Com sede em Pequim, o Didi Chuxing nasceu da fusão, em fevereiro de 2015, das empresas chinesas Didi Dache e Kuaidi Dache, que até então competiam entre si pela liderança no mercado do país.
No início deste ano, a empresa estava avaliada em 16.500 milhões de dólares.
O Governo chinês deve aprovar este mês reformas legais, visando "profissionalizar" os serviços móveis, após mais de um ano de atritos entre os táxis convencionais e os motoristas daquelas aplicações.
Lusa
Relacionados
-
Apple anuncia descida inédita das vendas do iPhone
A Apple anunciou esta terça-feira a primeira descida nas vendas trimestrais do seu aparelho vedeta, o iPhone, desde que foi lançado em 2007, e uma baixa inédita em 13 anos do volume de negócios.
-
Apple diz que proteção dos dados dos seus clientes é "uma obrigação"
O patrão da Apple afirmou hoje que proteger os dados pessoais dos clientes é "uma obrigação", na véspera de uma audiência judicial muito aguardada, a propósito do braço de ferro entre o grupo e o governo dos EUA.
-
Apple apresenta o novo iPhone
A Apple apresentou hoje um novo iPhone. A versão SE tem o mesmo tamanho do iPhone 5, mas uma tecnologia semelhante ao iPhone 6S.
Na Homepage
-
Inspetores do SEF alertam para "falta de controlo" do tráfico de seres humanos
19.04.2018 às 10h46
-
Vento forte no aeroporto da Madeira obriga ao cancelamento de quatro voos
O vento forte que se faz sentir na zona do aeroporto da Madeira já obrigou ao cancelamento de quatro voos e fez divergir outros seis para diversos destinos, informou fonte da estrutura aeroportuária.
19.04.2018 às 11h01
-
Banco de Portugal chamado a prestar esclarecimentos sobre resolução do BES
O Banco de Portugal vai hoje prestar esclarecimentos no Tribunal Administrativo de Lisboa sobre a resolução do BES, feita em 2014, a propósito de processos que pedem a impugnação dessa decisão, disse à Lusa fonte ligada ao processo.
19.04.2018 às 9h52
- 0:53
"Não se reconstroem serviços públicos em dois anos"
O Ministro da Saúde diz que os problemas do Serviço Nacional de Saúde não se resolvem em dois anos nem se consegue reverter a trajetória de desinvestimento e delapidação dos serviços públicos até 2019, ou até ao final da legislatura. Em entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Adalberto Campos Fernandes admitiu ainda que é contra a eutanásia, mas garante que o SNS estará pronto a aplicar a lei, se assim for decidido pelo Parlamento.
19.04.2018 às 8h33
-
Salas de consumo assistido de Lisboa abrem até início de 2019
As salas de consumo assistido de Lisboa serão implementadas pela Câmara Municipal até ao início de 2019, disse esta quarta-feira à Lusa o vereador dos Direitos Sociais, Ricardo Robles (BE), apontando que se localizarão na Avenida de Ceuta e Lumiar.
18.04.2018 às 19h23
-
Um aperto de mão "vale mais do que muitas assinaturas"
O primeiro-ministro desdramatizou a ausência de uma sessão formal de assinatura de acordos entre Governo e PSD perante os jornalistas, dando em alternativa um aperto de mão a Rui Rio para proporcionar "uma boa imagem".
18.04.2018 às 20h33
-
Grande Barreira de Coral da Austrália sofreu "colapso catastrófico"
A Grande Barreira de Coral da Austrália, património mundial da UNESCO, sofreu um "colapso catastrófico" de corais durante uma vaga de calor em 2016, "uma ameaça à diversidade da vida marinha", revelou hoje um estudo da revista Nature.
19.04.2018 às 9h57
-
Médico Hans Asperger colaborou com os nazis na II Guerra Mundial
O médico austríaco que deu nome a uma forma de autismo colaborou ativamente com o regime nazi num programa de eutanásia de crianças na Áustria, revela uma investigação recente. O pediatra e psiquiatra negou sempre o seu envolvimento até à data da sua morte.
19.04.2018 às 11h54
-
EUA desperdiçam 150 mil toneladas de comida por dia
Os norte-americanos desperdiçam todos os dias 150 mil toneladas de comida, o equivalente a 400 gramas por pessoa, apurou um estudo, divulgado na quarta-feira, pela revista PLOS ONE.
19.04.2018 às 9h28
-
Miguel Díaz-Canel é hoje proclamado Presidente de Cuba
Miguel Díaz-Canel, novo Presidente de Cuba, será hoje proclamado, após votação realizada na quarta-feira na Assembleia Nacional do Poder Popular. Tem 57 anos e é o atual vice-Presidente cubano e único candidato proposto pela Comissão de Candidaturas Nacional (CCN) para encabeçar o órgão máximo de governação do país, o Conselho de Estado.
19.04.2018 às 9h30
- 0:59
Sobrevivente relata momentos de pânico durante ataque químico em Douma
Uma sobrevivente do ataque químico em Douma, na Síria, contou a reação e sintomas que sentiu depois do contacto com uma substância química.
18.04.2018 às 18h31
-
A heroína do voo da Southwest Airlines
Um avião da Southwest Airlines foi na terça-feira obrigado a aterrar de emergência depois de um dos motores ter explodido em pleno voo. Uma mulher morreu e várias pessoas ficaram feridas na sequência do acidente. Os passageiros que chegaram são e salvos a terra, elogiam agora as manobras da mulher que pilotava a aeronave.
18.04.2018 às 19h11
- 44:32
- 35:45
"Oui, Monsieur - O Saco Azul do Marquês" (Parte I)
A acusação da Operação Marquês diz que, em 5 anos, foram pagos quase 36 milhões de euros de luvas a José Sócrates. A maior fatia veio do Grupo Espírito Santo. O Ministério Público fala em pagamentos por decisões políticas sobre negócios da PT, alegadamente em benefício de Ricardo Salgado. Além de Sócrates, também Zeinal Bava e Henrique Granadeiro terão recebido dezenas de milhões de euros do ex-banqueiro. Nesta primeira parte da reportagem "Oui, Monsieur - O Saco Azul do Marquês", começamos a seguir do rasto desse dinheiro, conduzidos pelas pistas deixadas à investigação, nos registos secretos de um director do Grupo Espírito Santo.
17.04.2018 às 22h21
- 24:59
"Oui, Monsieur - O Saco Azul do Marquês" (Parte II)
O Ministério Público estima que, em apenas 8 anos, a ES Enterprises movimentou mais de três mil milhões de euros. E sempre à margem de qualquer controlo. Na tese da Operação Marquês, foi desta empresa fantasma que saiu a maior parte das luvas alegadamente pagas por Ricardo Salgado a José Sócrates, Zeinal Bava, Henrique Granadeiro e Hélder Bataglia, por causa dos negócio da PT. Na primeira parte da grande reportagem "Oui, Monsieur - o saco azul do marquês" vimos como o chumbo da OPA da SONAE à PT terá sido o primeiro desses negócios.Agora, olhamos para outros pagamentos milionários e procuramos perceber o que está atrás desse alegado saco azul. A investigação concluiu que era financiado através de operações financeiras complexas, por vezes com dinheiro dos clientes do BES.
17.04.2018 às 22h24
-
Marinha resgata 46 migrantes no Mediterrâneo
A Marinha Portuguesa resgatou 46 migrantes no Mar Mediterrâneo, ao largo de Lampedusa, na Itália, que seguiam numa embarcação de madeira sobrelotada e corriam risco de naufrágio.
18.04.2018 às 21h37
- 1:40
Crianças farão quimioterapia nas novas instalações do hospital de dia do S. João
A nova ala pediátrica do Hospital de S. João deve estar concluída dentro de dois anos. A garantia foi dada na manhã desta quarta-feira pelo ministro da Saúde. Dentro de dois meses, as crianças passam a fazer quimioterapia nas novas instalações do hospital de dia pediátrico.
18.04.2018 às 20h53