sicnot

Perfil

Economia

Passos e Albuquerque pedem a Bruxelas que não aplique sanções a Portugal

Pedro Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque pediram à Comissão Europeia para não aplicar sanções a Portugal, apesar do país não ter cumprido a meta do défice prevista para o ano passado. O Plano de Estabilidade e Crescimento previa um défice abaixo dos 3%, mas deverá ficar muito próximo dos 4%.

© Hugo Correia / Reuters

O ex-primeiro-ministro terá falado pessoalmente com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Já Maria Luís Albuquerque escreveu uma carta ao vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis. Nessa carta, a que a SIC teve acesso, a ex-ministra das Finanças, diz que seria injusto se fossem aplicadas sanções a Portugal devido ao desempenho das contas públicas no ano passado.

Maria Luís lembra a Comissão que o défice disparou por causa da resolução do Banif e destacou todo o trabalho feito, no ajustamento das contas públicas, desde 2010.

VEJA AQUI A CARTA DE MARIA LUÍS ALBUQUERQUE

  • Pyongyang compara Trump a Hitler

    Mundo

    A Coreia do Norte compara o Presidente norte-americano Donald Trump a Adolf Hitler. Pyongyang já acostumou o mundo à sua linguagem "colorida" quando critica os seus inimigos. Mas comparações com o responsável por mais de 60 milhões de mortes são muito raras.

  • Glifosato na lista de produtos cancerígenos na Califórnia

    Mundo

    O estado norte-americano da Califórnia, nos Estados unidos, pode vir a obrigar o fabricante do popular herbicida Roundup a comercializar o produto com um rótulo que informe os consumidores de que o produto é cancerígeno. O glifosato, princípio ativo do herbicida Roundup fabricado pela Monsanto, consta de uma lista que vai ser divulgada na Califórnia, a 7 de julho, de produtos químicos potencialmente cancerígenos.