sicnot

Perfil

Economia

Passos e Albuquerque pedem a Bruxelas que não aplique sanções a Portugal

Pedro Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque pediram à Comissão Europeia para não aplicar sanções a Portugal, apesar do país não ter cumprido a meta do défice prevista para o ano passado. O Plano de Estabilidade e Crescimento previa um défice abaixo dos 3%, mas deverá ficar muito próximo dos 4%.

© Hugo Correia / Reuters

O ex-primeiro-ministro terá falado pessoalmente com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Já Maria Luís Albuquerque escreveu uma carta ao vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis. Nessa carta, a que a SIC teve acesso, a ex-ministra das Finanças, diz que seria injusto se fossem aplicadas sanções a Portugal devido ao desempenho das contas públicas no ano passado.

Maria Luís lembra a Comissão que o défice disparou por causa da resolução do Banif e destacou todo o trabalho feito, no ajustamento das contas públicas, desde 2010.

VEJA AQUI A CARTA DE MARIA LUÍS ALBUQUERQUE

  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32