sicnot

Perfil

Economia

Passos e Albuquerque pedem a Bruxelas que não aplique sanções a Portugal

Pedro Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque pediram à Comissão Europeia para não aplicar sanções a Portugal, apesar do país não ter cumprido a meta do défice prevista para o ano passado. O Plano de Estabilidade e Crescimento previa um défice abaixo dos 3%, mas deverá ficar muito próximo dos 4%.

© Hugo Correia / Reuters

O ex-primeiro-ministro terá falado pessoalmente com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Já Maria Luís Albuquerque escreveu uma carta ao vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis. Nessa carta, a que a SIC teve acesso, a ex-ministra das Finanças, diz que seria injusto se fossem aplicadas sanções a Portugal devido ao desempenho das contas públicas no ano passado.

Maria Luís lembra a Comissão que o défice disparou por causa da resolução do Banif e destacou todo o trabalho feito, no ajustamento das contas públicas, desde 2010.

VEJA AQUI A CARTA DE MARIA LUÍS ALBUQUERQUE

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.