sicnot

Perfil

Economia

Miguel Albuquerque defende que a Madeira "tem de abrir-se ao mundo"

O presidente do Governo Regional da Madeira disse hoje que o futuro da Região está "em abrir-se ao mundo" apostando na ciência, tecnologia e inovação porque o turismo e as atividades tradicionais já não são suficientes para as suas necessidades.

"Tudo o que seja internacionalização da Região na área científica, tecnológica e inovação é fundamental para o seu futuro", disse.

Miguel Albuquerque fez esta observação na assinatura do protocolo de cooperação entre a ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação e a APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica, a Universidade de Paris 2 e a Universidade Aberta para a criação, pela APCA, do Instituto de Altos Estudos para a Globalização, Arte e Tecnologia.

O presidente do Governo Regional salientou ainda que a Madeira tem de "diversificar a sua base produtiva" e "abrir-se ao mundo".

"Nós temos uma região cuja base produtiva e económica é o turismo e um conjunto de atividades tradicionais, que vamos melhorar, mas não tenho nenhuma dúvida que, no futuro, a Região tem um grande potencial na área da tecnologia, inovação, investigação científica e da cultura", vaticinou.

O protocolo hoje assinado define programas de investigação e desenvolvimento em áreas como as indústrias criativas e culturais, a globalização, a tecnologia, as artes e os sistemas de aprendizagem tendo como finalidade a diáspora.

Antes da assinatura do protocolo, Miguel Albuquerque visitou a mostra de carros e outros veículos antigos, na Praça do Povo, organizada pela associação "The Classic Motor Exhibition Funchal Madeira" que conta com o apoio da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira que decorre até domingo.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..