sicnot

Perfil

Economia

Miguel Albuquerque defende que a Madeira "tem de abrir-se ao mundo"

O presidente do Governo Regional da Madeira disse hoje que o futuro da Região está "em abrir-se ao mundo" apostando na ciência, tecnologia e inovação porque o turismo e as atividades tradicionais já não são suficientes para as suas necessidades.

"Tudo o que seja internacionalização da Região na área científica, tecnológica e inovação é fundamental para o seu futuro", disse.

Miguel Albuquerque fez esta observação na assinatura do protocolo de cooperação entre a ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação e a APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica, a Universidade de Paris 2 e a Universidade Aberta para a criação, pela APCA, do Instituto de Altos Estudos para a Globalização, Arte e Tecnologia.

O presidente do Governo Regional salientou ainda que a Madeira tem de "diversificar a sua base produtiva" e "abrir-se ao mundo".

"Nós temos uma região cuja base produtiva e económica é o turismo e um conjunto de atividades tradicionais, que vamos melhorar, mas não tenho nenhuma dúvida que, no futuro, a Região tem um grande potencial na área da tecnologia, inovação, investigação científica e da cultura", vaticinou.

O protocolo hoje assinado define programas de investigação e desenvolvimento em áreas como as indústrias criativas e culturais, a globalização, a tecnologia, as artes e os sistemas de aprendizagem tendo como finalidade a diáspora.

Antes da assinatura do protocolo, Miguel Albuquerque visitou a mostra de carros e outros veículos antigos, na Praça do Povo, organizada pela associação "The Classic Motor Exhibition Funchal Madeira" que conta com o apoio da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira que decorre até domingo.

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um empresário português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • "Não era o jogo ideal para estreia do videoárbitro"
    4:50
  • Uma em cada dez crianças já foi vítima de cyberbullying
    10:41
  • "Sou Presidente de uma pátria com os melhores bombeiros do mundo"
    1:20

    País

    O Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares, avisou este domingo o Governo de que os bombeiros admitem usar o machado da paz para fazer a guerra. Marcelo Rebelo de Sousa destacou o orgulho que sente em ser "Presidente de uma pátria que tem os melhores bombeiros do mundo".