sicnot

Perfil

Economia

Reservas de ouro portuguesas em 2015 valem menos 1,5% do que em 2014

As reservas de ouro do Banco de Portugal valiam 11,9 mil milhões de euros no final de 2015, uma queda de 1,5% face ao ano anterior, redução que se deve apenas à desvalorização do ouro em euros.

© Shannon Stapleton / Reuters

De acordo com o Relatório de Atividades do Banco de Portugal (BdP) relativo a 2015, hoje publicado, a 31 de dezembro de 2015, o valor do ouro apresentava "uma redução de 178.850 milhares de euros face ao saldo final do ano anterior, sendo este decréscimo unicamente resultante da variação negativa da cotação do ouro em ouros".

No documento, a instituição liderada por Carlos Costa refere que, no final do ano passado, "a reserva de ouro do Banco de Portugal encontra[va]-se valorizada ao preço de mercado de 973,23 euros por onça de ouro fino, apresentando uma redução da sua cotação de 1,5% face ao valor de 987,77 euros verificado a 31 de dezembro de 2014".

Assim, ao todo, no final do ano passado, o Banco de Portugal detinha reservas de ouro que totalizavam os 11.968 milhões de euros, o que representava um peso de 10,2% no total do balanço da instituição.

No final de 2014, as reservas de ouro do Banco de Portugal estavam avaliadas em 12.147 milhões de euros, ou seja, mais 179 milhões de euros do que no ano passado.

Quanto à localização das reservas de ouro, cerca de 5,4 mil milhões estavam em Portugal, outros 5,8 mil milhões estavam depositadas no Banco de Inglaterra, 623 milhões no Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) e 115 milhões na Reserva Federal norte-americana (Fed).

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.