sicnot

Perfil

Economia

Subscrição das Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável termina hoje

A subscrição de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), um instrumento de dívida pública de retalho a médio prazo que pretende captar a poupança das famílias, termina hoje, depois de o montante da série ter mais que duplicado.

A subscrição teve início a 26 de abril e a série abriu com um montante de 350 milhões de euros, mas, na semana passada, o Governo decidiu aumentar o valor que permite emitir em OTRV para 750 milhões.

Segundo informação do Ministério das Finanças aquando do lançamento deste produto, as OTRV são emitidas por um período de cinco anos, com reembolso em maio de 2021, dando aos seus titulares o direito a receber um juro variável, pago semestralmente, a uma taxa anual nominal bruta igual à Euribor a seis meses, acrescida de 2,20%, com uma taxa de juro mínima de 2,20%.

Estes títulos serão admitidos à negociação no mercado regulamentado Euronext Lisbon, sujeitas às condições de mercado, "o que constitui uma garantia da liquidez do produto até ao seu vencimento".

Na nota, a tutela dizia estar "confiante de que o novo instrumento de aforro permitirá alargar o leque de opções disponíveis aos investidores e revelar-se-á atrativo para quem procure aplicar as suas poupanças de forma rentável, líquida e segura".

Cada subscritor pode investir no mínimo 1.000 euros e no máximo 1.000.0000 euros neste instrumento, sendo que a data de reembolso do capital será a 19 de maio de 2021.

Já o pagamento semestral de juros ocorrerá a 19 de maio e a 19 de novembro de cada ano.

Na terça-feira, a Euronext apresenta os resultados da OTRV, em Lisboa, após o toque do sino que assinala o encerramento da sessão de bolsa, pelas 16:30. A apresentação contará com o a presença do secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, e a presidente Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), Cristina Casalinho.

  • Todos os distritos sob Aviso Amarelo devido ao frio

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Portugal continental sob Aviso Amarelo na quarta e na quinta-feira. Os termómetros vão estar abaixo de zero em todo o território, à exceção dos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.