sicnot

Perfil

Economia

Reserva Federal admite provável subida das taxas de juro em junho

A maioria dos membros da Reserva Federal (Fed) admite a possibilidade de uma subida das taxas de juro em junho se a economia norte-americana continuar a melhorar, indicam as atas da reunião de abril, divulgadas hoje.

"A maioria dos participantes considerou que se o crescimento for consistente no segundo trimestre, se o mercado laboral continuar a reforçar-se e se a inflação alcançar progressos em relação ao objetivo de 2% pode ser apropriada uma subida das taxas de juro em junho", indicam as atas da reunião de política monetária do banco central que decorreu a 26 e 27 de abril.

Segundo o documento, alguns participantes disseram que os mercados podem não estar à espera desse ajustamento monetário e defenderam que se deve "comunicar claramente" as intenções do banco central.

Na discussão foram também apontados como riscos externos o referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), que terá lugar a 23 de junho, e a instabilidade financeira associada à transição económica na China.

As taxas de juro de referência nos Estados Unidos estão entre 0,25% e 0,50%, depois da subida decidida em dezembro passado, a primeira em quase dez anos.

A próxima reunião da Fed será a 14 e 15 de junho e no final está prevista

Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.