sicnot

Perfil

Economia

Reserva Federal admite provável subida das taxas de juro em junho

A maioria dos membros da Reserva Federal (Fed) admite a possibilidade de uma subida das taxas de juro em junho se a economia norte-americana continuar a melhorar, indicam as atas da reunião de abril, divulgadas hoje.

"A maioria dos participantes considerou que se o crescimento for consistente no segundo trimestre, se o mercado laboral continuar a reforçar-se e se a inflação alcançar progressos em relação ao objetivo de 2% pode ser apropriada uma subida das taxas de juro em junho", indicam as atas da reunião de política monetária do banco central que decorreu a 26 e 27 de abril.

Segundo o documento, alguns participantes disseram que os mercados podem não estar à espera desse ajustamento monetário e defenderam que se deve "comunicar claramente" as intenções do banco central.

Na discussão foram também apontados como riscos externos o referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), que terá lugar a 23 de junho, e a instabilidade financeira associada à transição económica na China.

As taxas de juro de referência nos Estados Unidos estão entre 0,25% e 0,50%, depois da subida decidida em dezembro passado, a primeira em quase dez anos.

A próxima reunião da Fed será a 14 e 15 de junho e no final está prevista

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52