sicnot

Perfil

Economia

Suzuki vai revelar informação sobre manipulação de dados de consumo

O fabricante automóvel japonês Suzuki Motor vai hoje apresentar, perante as autoridades do Japão, informação relativa a um alegado uso irregular do sistema de medição do consumo de combustível, avança a imprensa.

© Anindito Mukherjee / Reuters

O presidente da empresa, Osamu Suzuki, apresenta hoje o relatório ao Ministério dos Transportes japonês, segundo revelaram meios de comunicação como a agência Kyodo e a emissora pública NHK, sem divulgarem quem são as suas fontes.

Estas notícias fizeram as ações da Suzuki cair hoje 15% na bolsa de Tóquio.

A informação surge depois de, no passado mês de abril, a também japonesa Mitsubishi Motor ter admitido que manipulou dados sobre o consumo de combustível de 625.000 unidades vendidas no Japão de quatro modelos de um miniveículo (com motores com menos de 660 centímetros cúbicos).

No decorrer de investigações posteriores, a empresa reconheceu que tinha utilizado, durante 25 anos, métodos de medição de consumo que não se ajustavam à regulamentação japonesa.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.