sicnot

Perfil

Economia

Suzuki vai revelar informação sobre manipulação de dados de consumo

O fabricante automóvel japonês Suzuki Motor vai hoje apresentar, perante as autoridades do Japão, informação relativa a um alegado uso irregular do sistema de medição do consumo de combustível, avança a imprensa.

© Anindito Mukherjee / Reuters

O presidente da empresa, Osamu Suzuki, apresenta hoje o relatório ao Ministério dos Transportes japonês, segundo revelaram meios de comunicação como a agência Kyodo e a emissora pública NHK, sem divulgarem quem são as suas fontes.

Estas notícias fizeram as ações da Suzuki cair hoje 15% na bolsa de Tóquio.

A informação surge depois de, no passado mês de abril, a também japonesa Mitsubishi Motor ter admitido que manipulou dados sobre o consumo de combustível de 625.000 unidades vendidas no Japão de quatro modelos de um miniveículo (com motores com menos de 660 centímetros cúbicos).

No decorrer de investigações posteriores, a empresa reconheceu que tinha utilizado, durante 25 anos, métodos de medição de consumo que não se ajustavam à regulamentação japonesa.

Lusa

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões de animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Gilberto Gil cancela atuação em Israel

    Cultura

    O músico brasileiro Gilberto Gil cancelou a atuação que tinha marcada para Telavive, em Israel, no dia 4 de julho, na sequência de protestos em Gaza durante os quais o exército daquele país matou 60 palestinianos.