sicnot

Perfil

Economia

Suzuki vai revelar informação sobre manipulação de dados de consumo

O fabricante automóvel japonês Suzuki Motor vai hoje apresentar, perante as autoridades do Japão, informação relativa a um alegado uso irregular do sistema de medição do consumo de combustível, avança a imprensa.

© Anindito Mukherjee / Reuters

O presidente da empresa, Osamu Suzuki, apresenta hoje o relatório ao Ministério dos Transportes japonês, segundo revelaram meios de comunicação como a agência Kyodo e a emissora pública NHK, sem divulgarem quem são as suas fontes.

Estas notícias fizeram as ações da Suzuki cair hoje 15% na bolsa de Tóquio.

A informação surge depois de, no passado mês de abril, a também japonesa Mitsubishi Motor ter admitido que manipulou dados sobre o consumo de combustível de 625.000 unidades vendidas no Japão de quatro modelos de um miniveículo (com motores com menos de 660 centímetros cúbicos).

No decorrer de investigações posteriores, a empresa reconheceu que tinha utilizado, durante 25 anos, métodos de medição de consumo que não se ajustavam à regulamentação japonesa.

Lusa

  • Prisão preventiva para marroquino suspeito de apoiar o Daesh

    País

    O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal impôs esta quinta-feira prisão preventiva ao cidadão marroquino, detido na Alemanha e entregue a Portugal, suspeito de adesão e apoio ao grupo extremista Daesh e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

  • "A isto chama-se pura hipocrisia"
    1:13

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho classifica a atuação do Governo na gestão da Caixa Geral de Depósitos como um "manual de cinismo político insuportável", declarações feitas pelo líder do PSD durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa.