sicnot

Perfil

Economia

Suzuki vai revelar informação sobre manipulação de dados de consumo

O fabricante automóvel japonês Suzuki Motor vai hoje apresentar, perante as autoridades do Japão, informação relativa a um alegado uso irregular do sistema de medição do consumo de combustível, avança a imprensa.

© Anindito Mukherjee / Reuters

O presidente da empresa, Osamu Suzuki, apresenta hoje o relatório ao Ministério dos Transportes japonês, segundo revelaram meios de comunicação como a agência Kyodo e a emissora pública NHK, sem divulgarem quem são as suas fontes.

Estas notícias fizeram as ações da Suzuki cair hoje 15% na bolsa de Tóquio.

A informação surge depois de, no passado mês de abril, a também japonesa Mitsubishi Motor ter admitido que manipulou dados sobre o consumo de combustível de 625.000 unidades vendidas no Japão de quatro modelos de um miniveículo (com motores com menos de 660 centímetros cúbicos).

No decorrer de investigações posteriores, a empresa reconheceu que tinha utilizado, durante 25 anos, métodos de medição de consumo que não se ajustavam à regulamentação japonesa.

Lusa

  • Como se sobrevive à dor em Nodeirinho e Pobrais
    2:43
  • Raphäel Guerreiro vai continuar a acompanhar a seleção
    1:08
  • 74 mil alunos do secundário têm a vida "suspensa" 
    2:22

    País

    Enquanto o Ministério Público investiga a fuga de informação no exame nacional de Português do 12.º ano, 74 mil estudantes ficam com a vida suspensa. Se a fuga se confirmar, o exame corre o risco de ser anulado e as candidaturas ao ensino superior atrasam. O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pelos exames, prometeu esclarecimentos para os próximos dias.