sicnot

Perfil

Economia

Cancelados oito voos de ligação entre Portugal e França

Oito voos com partidas e chegadas a aeroportos portugueses com proveniência ou destino a França, onde decorre uma greve de controladores aéreos, estão hoje cancelados de acordo com o site online da ANA - Aeroportos de Portugal.

(Lusa)

(Lusa)

MARIO CRUZ

Os voos das 12:00 e das 19:30 com partida do aeroporto internacional de Lisboa e destino ao de Orly encontram-se cancelado, de acordo com a informação disponibilizada, pelas 7:45, na página online da ANA.

Também os voos com chegada prevista a Lisboa provenientes do aeroporto francês de Beauvais (12:10) e de Orly (12:20, 17:35 e 18:45) estão igualmente com a informação de cancelamento.

Em relação ao aeroporto Sá Carneiro, no Porto, apenas dois voos estão afetados, nomeadamente um que parte com destino a Lille, pelas 11:35, e um outro com proveniência de Tours, Val de Loire.

Na quarta-feira, a associação Airlines for Europe (A4E), que reúne várias companhias aéreas, pediu à União Europeia (UE) para que proteja os direitos dos passageiros, na véspera de uma nova greve dos controladores aéreos franceses.

Trata-se da quarta greve em menos de dois meses dos controladores aéreos franceses, que desde 2009 já convocaram 49 paralisações, segundo a A4E.

Em comunicado, o diretor-geral desta associação, Thomas Reynaert, pediu à Comissão Europeia e Estados-membros da UE para "atuarem e protegerem os direitos de milhões de passageiros europeus" afetados por greves "repetidas e desproporcionadas".

Segundo a agência Efe, a greve de hoje dos controladores aéreos em França, contra a reforma laboral, deverá provocar atrasos durante pelo menos 24 horas, cancelamentos e desvios.

A Lusa tentou contactar com a ANA, para apurar se estes cancelamentos estão diretamente relacionados com a greve dos controladores aéreos franceses, mas sem sucesso.

Lusa

  • Negócios do fogo
    22:00
  • "Não podemos gastar o dinheiro e depois os filhos e os netos é que pagam"
    2:05

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite, o reembolso antecipado ao FMI. O comentador da SIC defendeu que seria mais vantajoso se Portugal reembolsasse mais depressa, antes da subida das taxas de juro. Miguel Sousa Tavares considerou ainda que o reembolso da dívida é uma boa notícia, pois seria "desleal" deixar a dívida para "os filhos e os netos" pagarem.

    Miguel Sousa Tavares

  • Os efeitos da tempestade Ana em Portugal
    1:43
  • Porque têm as tempestades nomes?
    0:49

    País

    As tempestades passaram a ter um nome, partilhado pelos serviços de meteorologia de Portugal, França e Espanha. Nuno Moreira, chefe de divisão de previsão meteorológica do IPMA, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias para explicar que este método é também uma forma de sinalizar a dimensão das tempestades.

  • Fortes nevões no norte da Europa
    0:59

    Mundo

    A tempestade Ana não causou apenas estragos em Portugal, mas também na Galiza, com a queda de árvores e cheias nas zonas ribeirinhas. No norte da Europa, as baixas temperaturas provocaram fortes nevões e paralisaram a Grã-Bretanha, com voos cancelados, escolas fechadas e estradas cortadas.

  • "Meninas proibidas de usar saias curtas e roupa transparente" para evitar abusos em Timor
    0:50
  • "De repente ele estava em cima de mim a beijar-me e a apalpar-me"
    2:43