sicnot

Perfil

Economia

Eurogrupo deverá fechar hoje acordo para desembolso de ajuda à Grécia

Os ministros das Finanças da zona euro vão discutir hoje, em Bruxelas, a primeira avaliação do terceiro programa de assistência à Grécia, podendo dar finalmente "luz verde" ao desembolso de uma nova tranche do empréstimo.

Reuters


A reunião do Eurogrupo, na qual Portugal estará representado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, tem lugar dois dias após o parlamento grego ter aprovado - no domingo - medidas de austeridade exigidas pelos credores para a concessão de uma nova parcela do terceiro programa de resgate ao país, negociado em 2015.

O projeto aprovado pela coligação governamental liderada pelo Syriza prevê um mecanismo de correção automática em caso de derrapagem orçamental e medidas suplementares para acelerar as privatizações e aumentar os impostos indiretos, incluindo o IVA, com o Estado a pretender recolher 1.800 milhões de euros por ano.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras comentou na ocasião que "os parceiros europeus recebem a mensagem de que a Grécia respeita os seus compromissos, e agora eles devem demonstrar que respeitam os seus", numa alusão às eventuais negociações sobre o alívio da dívida grega.

Já na segunda-feira, tanto o comissário dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, como o governo alemão, através do ministério das Finanças, manifestaram-se otimistas quanto a um acordo na reunião de hoje em Bruxelas, depois do pacote de medidas aprovado pela Grécia.

Lusa

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.