sicnot

Perfil

Economia

Eurogrupo deverá fechar hoje acordo para desembolso de ajuda à Grécia

Os ministros das Finanças da zona euro vão discutir hoje, em Bruxelas, a primeira avaliação do terceiro programa de assistência à Grécia, podendo dar finalmente "luz verde" ao desembolso de uma nova tranche do empréstimo.

Reuters


A reunião do Eurogrupo, na qual Portugal estará representado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, tem lugar dois dias após o parlamento grego ter aprovado - no domingo - medidas de austeridade exigidas pelos credores para a concessão de uma nova parcela do terceiro programa de resgate ao país, negociado em 2015.

O projeto aprovado pela coligação governamental liderada pelo Syriza prevê um mecanismo de correção automática em caso de derrapagem orçamental e medidas suplementares para acelerar as privatizações e aumentar os impostos indiretos, incluindo o IVA, com o Estado a pretender recolher 1.800 milhões de euros por ano.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras comentou na ocasião que "os parceiros europeus recebem a mensagem de que a Grécia respeita os seus compromissos, e agora eles devem demonstrar que respeitam os seus", numa alusão às eventuais negociações sobre o alívio da dívida grega.

Já na segunda-feira, tanto o comissário dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, como o governo alemão, através do ministério das Finanças, manifestaram-se otimistas quanto a um acordo na reunião de hoje em Bruxelas, depois do pacote de medidas aprovado pela Grécia.

Lusa

  • Governo recomenda retirada de livros polémicos da Porto Editora

    País

    A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, "por orientação do ministro adjunto", recomendou hoje à Porto Editora a retirada do mercado dos blocos de atividades que fazem distinção entre rapazes e raparigas. O organismo considera que podem estar em causa a "diferenciação e desvalorização do papel das raparigas no espaço público e dos rapazes no espaço privado".

    Ricardo Rosa

  • Enfermeiros especialistas em saúde materna retomam protesto 

    País

    Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia voltam quinta-feira de manhã a interromper as funções especializadas, o que pode afetar blocos de parto e maternidades. Queixam-se de "falta de resposta política adequada" e "ausência de acordos sérios".

  • Cristas vaiada em bairro de Chelas
    1:44

    Autárquicas 2017

    Assunção Cristas promete mudanças na Gebalis, a empresa municipal que gere os bairros sociais em Lisboa. Esta manhã, a candidata do CDS à câmara visitou um bairro de Chelas, onde foi vaiada por alguns populares.

  • Prestação da casa aumenta pela primeira vez desde 2014
    1:17

    Economia

    Pela primeira vez em três anos, as taxas de juro do crédito à habitação, estão a subir. A subida é de apenas 1 euro, mas é a primeira desde 2014, depois de em maio deste ano ter estabilizado e em junho ter descido. A justificação para este aumento é a evolução das taxas euribor.

  • "Em vez de ajudarem, estavam a tirar fotos dela a morrer"
    1:13
  • Criança irrequieta domina noticiário britânico
    1:19