sicnot

Perfil

Economia

Momentos de tensão marcam protestos dos estivadores do Porto de Lisboa

Momentos de tensão marcam protestos dos estivadores do Porto de Lisboa

Dezenas de estivadores concentraram-se, ao longo do dia, na entrada do Porto de Lisboa. Houve alguns momentos de tensão, sobretudo quando não conseguiram impedir a entrada de alguns camiões. O Governo diz compreender as razões para o despedimento coletivo,uma posição que choca com as dos partidos que o apoiam no parlamento. BE e PCP dão razão aos estivadores e pressionam o governo a intervir.

  • Cristas exige ao governo que use a maioria para resolver o problema dos estivadores
    0:43

    Economia

    O CDS desafia o governo a usar todos os instrumentos que tem ao dispor para resolver a greve dos estivadores no porto de Lisboa. Assunção Cristas diz que a maioria deve avaliar se é preciso criar legislação para resolver o problema, mas recusa-se a dizer o que faria se estivesse no Governo. Prefere antes responsabilizar o atual executivo pelo arrastamento da situação.

  • PSP quer garantir direitos de grevistas e de quem trabalha
    1:12

    País

    O sub-comissário Hugo Abreu explica que a presença da PSP no porto de Lisboa surge da necessidade de garantir os dieitos de está em greve e de quem está a trabalhar. Devido à greve dos estivadores, centenas de contentores estão retidos no porto de Lisboa.

  • "Vai ser uma batalha forte e dura"
    2:51
  • A tática dos 3 Rs de Carlos Queiroz
    1:58
  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02