sicnot

Perfil

Economia

DGO divulga hoje execução orçamental até abril

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a execução orçamental das administrações públicas até abril, em contabilidade pública.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Nos três primeiros meses do ano, o défice orçamental subiu para os 823,9 milhões de euros, mais 107,9 milhões de euros do que o registado no primeiro trimestre do ano passado.

De acordo com a síntese de execução orçamental até março, o saldo das administrações públicas piorou 107,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2015, subindo de 716 milhões de euros para 823,9 milhões de euros.

"Esta evolução resultou de um crescimento da receita (0,2%) inferior ao da despesa (0,8%)", para os 17.540,7 milhões de euros e os 18.364,6 milhões de euros, respetivamente.

Quanto à receita fiscal, o Estado arrecadou 8.815,9 milhões de euros em impostos entre janeiro e março deste ano, menos 115,1 milhões de euros do que no mesmo período de 2015.

Em contabilidade nacional, a ótica que conta para Bruxelas, o Governo português comprometeu-se com um défice de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, um objetivo que está ligeiramente abaixo da meta definida por Bruxelas, que exige que o executivo de António Costa reduza o défice dos 4,4% registados em 2015 para os 2,3% no final deste ano.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.