sicnot

Perfil

Economia

DGO divulga hoje execução orçamental até abril

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a execução orçamental das administrações públicas até abril, em contabilidade pública.

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

Nos três primeiros meses do ano, o défice orçamental subiu para os 823,9 milhões de euros, mais 107,9 milhões de euros do que o registado no primeiro trimestre do ano passado.

De acordo com a síntese de execução orçamental até março, o saldo das administrações públicas piorou 107,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2015, subindo de 716 milhões de euros para 823,9 milhões de euros.

"Esta evolução resultou de um crescimento da receita (0,2%) inferior ao da despesa (0,8%)", para os 17.540,7 milhões de euros e os 18.364,6 milhões de euros, respetivamente.

Quanto à receita fiscal, o Estado arrecadou 8.815,9 milhões de euros em impostos entre janeiro e março deste ano, menos 115,1 milhões de euros do que no mesmo período de 2015.

Em contabilidade nacional, a ótica que conta para Bruxelas, o Governo português comprometeu-se com um défice de 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, um objetivo que está ligeiramente abaixo da meta definida por Bruxelas, que exige que o executivo de António Costa reduza o défice dos 4,4% registados em 2015 para os 2,3% no final deste ano.

Lusa

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.