sicnot

Perfil

Economia

Eurogrupo aprova 10,3 mil milhões de euros para a Grécia

Os ministros da zona euro acordaram hoje, em Bruxelas, disponibilizar um total de 10,3 mil milhões de euros para a Grécia, no âmbito do terceiro resgate financeiro.

Acrópole de Atenas (Arquivo AP)

Acrópole de Atenas (Arquivo AP)

AP

Depois de 11 horas de reunião, os ministros decidiram que a primeira a tranche de 7,5 mil milhões de euros chegará ao país em junho, segundo o comunicado divulgado pelo Eurogrupo.

A Grécia poderá receber mais 2,8 mil milhões depois do verão caso cumpra os compromissos assumidos, segundo o acordo alcançado.

Na conferência de imprensa após a reunião, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem indicou que um eventual alívio da dívida grega será avaliado no final do programa de resgate, a meio de 2018.

Também o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, saudou o "acordo decisivo alcançado hoje", comentando que se tratou de "um virar de página nesta longa história", possível graças ao empenho de todos.

O comissário sublinhou que "a Grécia deu provas de responsabilidade", com a adoção de pacotes de medidas muito exigentes mas que eram absolutamente necessários, e congratulou-se por terem sido acordadas as linhas gerais com vista a um alívio da dívida grega, que classificou igualmente como "um bom acordo", só possível após "negociações difíceis tanto no plano técnico como no plano político".

Lusa

  • Brinquedos tecnológicos para oferecer no Natal
    5:33
  • Aniversário de Marcelo passado nas comemorações dos 700 anos da Marinha
    1:45

    País

    O Presidente da República defende que é preciso continuar a investir na Armada, nas pessoas, nas capacidades e no apoio de retaguarda. No dia em que fez 69 anos, Marcelo Rebelo de Sousa esteve nas comemorações dos 700 da Marinha, onde sublinhou os sete séculos de conquistas e de combates navais.

  • Rui Rio comprometeu-se a realizar apenas dois debates
    0:45

    País

    Rui Rio disse esta terça-feira que foi apanhado de surpresa com a mudança de posição de Pedro Santana Lopes, que exige três debates entre os dois candidatos à liderança do PSD nos canais generalistas. Rui Rio reiterou ainda que se comprometeu a fazer apenas dois debates.

  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.