sicnot

Perfil

Economia

Brasil perdeu 62.844 empregos formais em abril

O Brasil perdeu 62.844 empregos formais em abril, o que representa a menor diminuição desde o mesmo mês de 2015, quando o mercado deu início a uma série de resultados económicos negativos.

Em relação ao trimestre anterior, de junho a agosto de 2015, 323 mil pessoas perderam os seus postos de trabalho, ou seja, um aumento de 3,7%.

Em relação ao trimestre anterior, de junho a agosto de 2015, 323 mil pessoas perderam os seus postos de trabalho, ou seja, um aumento de 3,7%.

© Paulo Whitaker / Reuters

"O resultado, saldo de 1.258.970 admissões contra 1.321.814 desligamentos, é menor do que o verificado em março deste ano, quando foram perdidos 118.776 postos, e também está abaixo do registado em abril de 2015, que teve um recuo de 97.825 postos de trabalho formais", lê-se num comunicado do Ministério do Trabalho do Brasil divulgado na quarta-feira.

Para o responsável pela pasta, Ronaldo Nogueira, citado no documento, "o número, apesar de ainda negativo, demonstra uma recuperação do mercado", pelo que "é possível que no segundo semestre possa haver dados positivos".

No acumulado dos quatro primeiros meses de 2016, o Brasil, que enfrenta a pior recessão dos últimos 25 anos, perdeu 378.481 empregos formais.

Apenas dois dos oito setores de atividade económica apresentaram um saldo positivo: a agricultura, "principalmente por razões ligadas à sazonalidade das atividades de cultivo do café", e a administração pública, devido sobretudo ao "aumento do emprego do setor no estado de São Paulo", lê-se no comunicado.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália, divulgaram os média locais citando as equipas de socorro. As autoridades italianas admitem a existência de cerca de 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..