sicnot

Perfil

Economia

Greve dos controladores aéreos cancela 105 voos no aeroporto de Paris-Orly

A greve dos controladores aéreos em França, organizada hoje no quadro dos protestos contra a reforma laboral, levou ao cancelamento de 105 voos no aeroporto parisiense de Orly, informou a Direção Geral da Aviação Civil (DGAC).

© Jacky Naegelen / Reuters

Um porta-voz da DGAC indicou à agência noticiosa espanhola Efe que os cancelamentos estiveram em conformidade com as indicações dadas às companhias aéreas para reduzirem em 15% os voos previstos para Orly.

Nos restantes aeroportos franceses não houve necessidade de suprimir voos, mas durante a manhã registaram-se atrasos, em particular em Nantes e Rennes.

Durante a tarde, houve apenas "atrasos pontuais" em Orly, indicou o porta-voz, acrescentando que a situação deverá voltar ao normal na sexta-feira.

Para a próxima semana, todos os sindicatos dos controladores aéreos apresentaram pré-avisos de greve para os dias 03, 04 e 05 de junho, mas com reivindicações relacionadas com as negociações do seu acordo coletivo e contra a redução de efetivos.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.