sicnot

Perfil

Economia

Greve dos controladores aéreos cancela 105 voos no aeroporto de Paris-Orly

A greve dos controladores aéreos em França, organizada hoje no quadro dos protestos contra a reforma laboral, levou ao cancelamento de 105 voos no aeroporto parisiense de Orly, informou a Direção Geral da Aviação Civil (DGAC).

© Jacky Naegelen / Reuters

Um porta-voz da DGAC indicou à agência noticiosa espanhola Efe que os cancelamentos estiveram em conformidade com as indicações dadas às companhias aéreas para reduzirem em 15% os voos previstos para Orly.

Nos restantes aeroportos franceses não houve necessidade de suprimir voos, mas durante a manhã registaram-se atrasos, em particular em Nantes e Rennes.

Durante a tarde, houve apenas "atrasos pontuais" em Orly, indicou o porta-voz, acrescentando que a situação deverá voltar ao normal na sexta-feira.

Para a próxima semana, todos os sindicatos dos controladores aéreos apresentaram pré-avisos de greve para os dias 03, 04 e 05 de junho, mas com reivindicações relacionadas com as negociações do seu acordo coletivo e contra a redução de efetivos.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..