Marcelo vai tentar sensibilizar Merkel para injustiça de sanções a Portugal
28.05.2016 12h39
O Presidente da República realiza uma visita oficial a Berlim entre domingo e segunda-feira, tendo como principal objetivo sensibilizar as autoridades alemãs para a "injustiça" que representaria a aplicação de sanções a Portugal devido ao défice.

TIAGO PETINGA
O próprio chefe de Estado admitiu, na quinta-feira, que "há um tema fundamental para tratar em Berlim e esse tema fundamental é o tema das sanções", que voltou à agenda europeia e nacional após o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble, ter alegadamente manifestado a sua oposição ao adiamento de sanções a Espanha e Portugal decidido pela Comissão Europeia, durante uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin), na passada quarta-feira em Bruxelas.
"Eu penso que é uma injustiça estar a aplicar sanções a Portugal por causa do ano de 2015 e vou explicar isso. Há razões para isso, não é uma razão sentimental ou emotiva", sustentou Marcelo Rebelo de Sousa, que tem previstos encontros, na segunda-feira, com a chanceler Angela Merkel e ainda com o Presidente da República Federal, Joachim Gauck, e com o presidente do Bundestag (parlamento federal), Norbert Lammert.
Nestes encontros, o Presidente da República irá então explicar as diversas razões pelas quais considera inapropriada a aplicação de sanções, tendo em conta que, como o próprio sublinhou, a Alemanha "tem muita influência na altura devida", e deve "jogar com toda essa influência para não aplicar sanções, nem a Portugal, nem a Espanha".
As razões que irá expor, enumerou, são Portugal ter feito "tudo o que devia ser feito", as divergências serem de contabilização, nunca antes terem sido aplicadas sanções no quadro do pacto de Estabilidade e Crescimento, tal representar "um sinal de falta de compreensão e de solidariedade em relação aos sacrifícios do povo português", e, por fim, não ser "um estímulo para 2016 e para o esforço que é preciso continuar a fazer no plano orçamental".
Além do tema das sanções, que dominará assim a deslocação do chefe de Estado a Berlim, Marcelo Rebelo de Sousa indicou que leva também uma segunda mensagem, a de que "o que tem a contar por parte do Presidente da República português é estabilidade política e governativa", que já levou ao Parlamento Europeu, durante a sua visita a Estrasburgo, em abril.
A visita a Berlim tem início no domingo com uma receção, ao início da noite, a representantes da comunidade portuguesa em Berlim, na residência do embaixador de Portugal na Alemanha.
Lusa
Relacionados
- 2:13
Marcelo demarca-se de comunicado dos representantes dos colégios privados
Marcelo Rebelo de Sousa demarca-se da comunicação dos representantes de pais e diretores dos colégios privados, que não retiram uma vírgula ao comunicado que publicaram ontem a seguir à reunião com o Presidente da República.
-
Presidência demarca-se do Movimento Defesa Escola Ponto
Depois deste encontro com o Presidente da República, o Movimento Defesa da Escola Ponto emitiu um comunicado a dizer que Marcelo apoiava a luta dos colégios e iria interceder junto do governo.
- 2:23
Representante dos colégios diz que recebeu apoio do PR, Belém desmente
O Presidente da República distanciou-se dos colégios privados. Marcelo Rebelo de Sousa recebeu ontem os representantes, que emitiram depois um comunicado a dizer que receberam o apoio do Presidente. Belém fez saber que não é verdade, mas o representante dos colégios reafirma que é.
Na Homepage
-
Todos os casos confirmados de sarampo estão curados
Todos os 109 casos confirmados de sarampo no surto da região Norte estão curados, havendo ainda 18 casos a ser investigados, segundo um boletim hoje emitido pela Direção-geral da Saúde (DGS).
20.04.2018 às 15h44
- 1:46
Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.
20.04.2018 às 12h43
- 0:49
Rui Rio responsabiliza Governo de Sócrates pelas condições da ala pediátrica do S. João
O líder do PSD diz que conhece bem o problema da ala pediátrica do hospital de São João e responsabilizou o Governo de Sócrates pelo estado a que chegou o serviço.
20.04.2018 às 13h48
-
Preço dos combustíveis volta a subir na próxima semana
O preço dos combustíveis volta a subir já na segunda-feira, pela segunda semana consecutiva. Em algumas bombas, o gasóleo vai custar 1,40 euros por litro.
20.04.2018 às 14h55
-
Fim de semana com chuva e descida da temperatura
A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.
20.04.2018 às 7h29
-
Príncipe Carlos vai suceder à rainha Isabel II na liderança da Commonwealth
O príncipe Carlos foi esta sexta-feira aprovado como sucessor da Rainha Isabel II à liderança da Commonwealth, noticiou a imprensa britânica. O príncipe irá ocupar o lugar na mesma altura em que se tornar Rei de Inglaterra.
20.04.2018 às 15h20
- 2:37
Ricardo Salgado é suspeito de pagar 1M€ a Manuel Pinho
Ricardo Salgado vai ser constituído arguido no processo EDP. O homem forte do GES é suspeito de ter pagado 1 milhão de euros ao antigo ministro Manuel Pinho através de transferências mensais. Metade terá sido paga enquanto o economista ainda estava no Governo.
20.04.2018 às 14h10
-
Tribunal pede documentos sobre o BES ao Banco de Portugal
O Tribunal Administrativo de Lisboa deu esta quinta-feira ao Banco de Portugal 20 dias para entregar as ata das reuniões das 48 horas antes da resolução do BES. O regulador da banca foi chamado a prestar esclarecimentos sobre a queda do Banco Espírito Santo, em 2014.
19.04.2018 às 21h53
- 3:31
45 anos de Partido Socialista
O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.
20.04.2018 às 0h27
-
Trump acusa Comey de fazer uma "caça às bruxas" com divulgação de notas das reuniões
O antigo diretor do FBI divulgou as notas que escreveu após as reuniões que teve com o Presidente norte-americano no ano passado. Foram entregues ontem ao Congresso norte-americano. Donald Trump reagiu no Twitter.
20.04.2018 às 12h15
-
Vulcão na ilha japonesa Kyushu entra em erupção pela primeira vez em 250 anos
Um vulcão na ilha japonesa Kyushu, adormecido há 250 anos, entrou em erupção na quinta-feira, forçando as autoridades a estender a zona de exclusão à volta da montanha devido à queda de cinzas e rochas vulcânicas.
20.04.2018 às 11h34
-
Senado aprova à tangente novo diretor da NASA
O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.
20.04.2018 às 9h06
-
Medicamento de marijuana para epilepsia infantil avança nos EUA
O processo para a produção de um medicamento feito a partir da planta da Cannabis avançou esta quinta-feira, com um painel federal de especialistas a recomendá-lo para o tratamento de ataques epiléticos severos em crianças.
20.04.2018 às 11h01
-
-
Fêmea de lince-ibérico morre atropelada perto de Olhão
Uma fêmea de lince-ibérico, de dois anos, foi encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22, próximo de Olhão, anunciou hoje o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
20.04.2018 às 7h14