sicnot

Perfil

Economia

Ministro da Economia alemão critica Merkel sobre tratado de livre comércio com EUA

O ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, criticou a posição da chanceler Angela Merkel sobre o tratado de livre comércio negociado entre a União Europeia e os Estados Unidos, numa entrevista que será divulgada na segunda-feira.

© Fabrizio Bensch / Reuters

Angela Merkel "fez mal em dizer, com a euforia da visita de Obama à Alemanha, que poderíamos encerrar as negociações este ano e de o repetir agora", disse Gabriel, líder do Partido Social-Democrata (SPD), numa entrevista a uma rede que agrupa 30 jornais regionais (RedaktionsNetzwerk Deutschland, RND).

A posição defendida pela chanceler, que dirige a CDU, parceira de coligação do SPD, é que Berlim "está a fazer todos os esforços para concluir as negociações, de preferência este ano", mas alguns membros do governo têm-se manifestado céticos.

Gabriel afirmou recear que um acordo concluído à pressa seja um mau acordo "e o SPD não quer participar num mau acordo", explicou à RND.

O líder social-democrata opõe-se ao princípio "não transparente" dos tribunais de arbitragem, que dariam às multinacionais a possibilidade de contestarem as leis de um país.

O número dois do governo alemão já tinha afirmado recentemente que o acordo pode "fracassar" sem concessões da parte dos Estados Unidos.

Merkel e o presidente norte-americano, Barack Obama, participaram nos últimos dois dias na cimeira do G7, que decorreu no Japão.

Uma nova ronda de negociações entre a União Europeia e os Estados Unidos está prevista para junho.

Lusa

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.