sicnot

Perfil

Economia

Ministro da Economia alemão critica Merkel sobre tratado de livre comércio com EUA

O ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, criticou a posição da chanceler Angela Merkel sobre o tratado de livre comércio negociado entre a União Europeia e os Estados Unidos, numa entrevista que será divulgada na segunda-feira.

© Fabrizio Bensch / Reuters

Angela Merkel "fez mal em dizer, com a euforia da visita de Obama à Alemanha, que poderíamos encerrar as negociações este ano e de o repetir agora", disse Gabriel, líder do Partido Social-Democrata (SPD), numa entrevista a uma rede que agrupa 30 jornais regionais (RedaktionsNetzwerk Deutschland, RND).

A posição defendida pela chanceler, que dirige a CDU, parceira de coligação do SPD, é que Berlim "está a fazer todos os esforços para concluir as negociações, de preferência este ano", mas alguns membros do governo têm-se manifestado céticos.

Gabriel afirmou recear que um acordo concluído à pressa seja um mau acordo "e o SPD não quer participar num mau acordo", explicou à RND.

O líder social-democrata opõe-se ao princípio "não transparente" dos tribunais de arbitragem, que dariam às multinacionais a possibilidade de contestarem as leis de um país.

O número dois do governo alemão já tinha afirmado recentemente que o acordo pode "fracassar" sem concessões da parte dos Estados Unidos.

Merkel e o presidente norte-americano, Barack Obama, participaram nos últimos dois dias na cimeira do G7, que decorreu no Japão.

Uma nova ronda de negociações entre a União Europeia e os Estados Unidos está prevista para junho.

Lusa

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.