sicnot

Perfil

Economia

Carlos Costa considera que um "banco mau" será a solução para o crédito malparado

O Governador do Banco de Portugal considera que deve ser criado um veículo que "absorva o crédito malparado, uma espécie de "banco mau", tal como defende o primeiro-ministro.

Lusa

Num artigo de opinião para o Jornal de Negócios, o governador do Banco de Portugal apresenta vários argumentos a favor da criação desse banco mau. Carlos Costa diz que os bancos nacionais só serão rentáveis se livrarem dos activos não produtivos.


Para o Governador, não havendo investidores privados, é necessário um esquema público nacional e europeu que garanta as necessidades de capital dos bancos, devendo ser também negociado com a Comissão Europeia uma isenção semelhante à da crise do subprime em 2008.

  • Principais factos da acusação no caso BPN dados como provados

    País

    O coletivo de juízes responsável pelo julgamento do processo principal do caso BPN, liderado por Luis Ribeiro, deu início à leitura do acórdão pelas 10:30, com quatro arguidos ausentes do tribunal, entre os quais Oliveira Costa. Os principais factos da acusação são dados como provados, mas a leitura deverá demorar algumas horas

  • Autódromo do Estoril está ilegal há 45 anos

    Desporto

    De acordo com o Público este equipamento desportivo, inaugurado na década de 70, não tem licença de construção nem de utilização. Uma notícia que apanhou de surpresa o executivo camarário de Cascais, liderado por Carlos Carreiras.

  • Seca na Bacia do Sado exige restrições ao uso da água no Alentejo

    País

    A Agência Portuguesa do Ambiente aprovou hoje um conjunto de medidas para gestão dos recursos hídricos, definindo medidas específicas para a bacia hidrográfica do Sado, a única que se encontra em situação de seca. Além da diminuição de regas em hortas e jardins, a APA recomenda o encerramento das fontes decorativas, a proibição de encher piscinas e de lavagem de automóveis.