sicnot

Perfil

Economia

Desemprego inalterado nos 12% face a março, cai em termos homólogos

A taxa de desemprego terá ficado inalterada em abril nos 12%, face a março, mas recuou 0,8 pontos percentuais face ao período homólogo, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo INE.

© Hugo Correia / Reuters

"A estimativa provisória da população desempregada para abril de 2016 foi de 609,8 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,4% face ao valor definitivo obtido para março de 2016 (menos 2,5 mil pessoas)", refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A estimativa provisória da população empregada foi de 4.485 mil pessoas, mantendo-se praticamente inalterada em relação ao mês anterior.

Segundo o INE, a taxa de desemprego dos jovens situou-se em 29,9% e diminuiu 1,2 pontos percentuais (pp) em relação ao mês anterior, mas taxa de desemprego dos adultos foi de 10,6% e aumentou 0,1 pp em relação áquele mês.

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

O Orçamento de Estado de 2016 apontava para uma previsão de desemprego de 11,3% no conjunto do ano.

  • Marcelo quer fazer mais e melhor
    0:48

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa quer fazer mais e melhor no segundo ano enquanto Presidente da República. Marcelo fez esta terça-feira um balanço do primeiro ano em Belém, dizendo que é preciso não perder o que se conseguiu em termos de recuperação económica mas que é preciso ser mais ambicioso.

  • "Andem lá com isso!"
    0:42
  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.