sicnot

Perfil

Economia

Desemprego inalterado nos 12% face a março, cai em termos homólogos

A taxa de desemprego terá ficado inalterada em abril nos 12%, face a março, mas recuou 0,8 pontos percentuais face ao período homólogo, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo INE.

© Hugo Correia / Reuters

"A estimativa provisória da população desempregada para abril de 2016 foi de 609,8 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,4% face ao valor definitivo obtido para março de 2016 (menos 2,5 mil pessoas)", refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A estimativa provisória da população empregada foi de 4.485 mil pessoas, mantendo-se praticamente inalterada em relação ao mês anterior.

Segundo o INE, a taxa de desemprego dos jovens situou-se em 29,9% e diminuiu 1,2 pontos percentuais (pp) em relação ao mês anterior, mas taxa de desemprego dos adultos foi de 10,6% e aumentou 0,1 pp em relação áquele mês.

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

O Orçamento de Estado de 2016 apontava para uma previsão de desemprego de 11,3% no conjunto do ano.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.