sicnot

Perfil

Economia

Desemprego inalterado nos 12% face a março, cai em termos homólogos

A taxa de desemprego terá ficado inalterada em abril nos 12%, face a março, mas recuou 0,8 pontos percentuais face ao período homólogo, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo INE.

© Hugo Correia / Reuters

"A estimativa provisória da população desempregada para abril de 2016 foi de 609,8 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,4% face ao valor definitivo obtido para março de 2016 (menos 2,5 mil pessoas)", refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A estimativa provisória da população empregada foi de 4.485 mil pessoas, mantendo-se praticamente inalterada em relação ao mês anterior.

Segundo o INE, a taxa de desemprego dos jovens situou-se em 29,9% e diminuiu 1,2 pontos percentuais (pp) em relação ao mês anterior, mas taxa de desemprego dos adultos foi de 10,6% e aumentou 0,1 pp em relação áquele mês.

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

O Orçamento de Estado de 2016 apontava para uma previsão de desemprego de 11,3% no conjunto do ano.

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41