sicnot

Perfil

Economia

Desemprego inalterado nos 12% face a março, cai em termos homólogos

A taxa de desemprego terá ficado inalterada em abril nos 12%, face a março, mas recuou 0,8 pontos percentuais face ao período homólogo, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo INE.

© Hugo Correia / Reuters

"A estimativa provisória da população desempregada para abril de 2016 foi de 609,8 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,4% face ao valor definitivo obtido para março de 2016 (menos 2,5 mil pessoas)", refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A estimativa provisória da população empregada foi de 4.485 mil pessoas, mantendo-se praticamente inalterada em relação ao mês anterior.

Segundo o INE, a taxa de desemprego dos jovens situou-se em 29,9% e diminuiu 1,2 pontos percentuais (pp) em relação ao mês anterior, mas taxa de desemprego dos adultos foi de 10,6% e aumentou 0,1 pp em relação áquele mês.

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

O Orçamento de Estado de 2016 apontava para uma previsão de desemprego de 11,3% no conjunto do ano.

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10