sicnot

Perfil

Economia

Islândia quer restringir alugueres no Airbnb

A Islândia quer restringir os arrendamentos via Airbnb, numa tentativa de equilibrar a explosão turística dos últimos meses com a proteção da paisagem e do estilo de vida tradicional.

reuters

A proposta de lei, que poderá ser aprovada esta semana, prevê a restrição do número de dias que os residentes podem alugar os seus imóveis via Airbnb, para 90 dias por ano.

A medida chega numa altura em que o país assiste a uma explosão turística. Cerca de 1,6 milhões de visitantes são esperados este ano, um aumento de cerca de 30% em relação ao ano passado.

Além da atração dos fiordes e glaciares, há um outro chamariz que tem atraído os turistas - as localizações das filmagens da série "Guerra dos Tronos".

O turismo tem sido a salvação da ilha, onde a economia - assente sobretudo na pesca - sofreu um grande revés com a recessão global de 2008.

Com o crescimento do turismo, são muitos os islandeses que recorrem ao Airbnb para amealhar, sobretudo os residentes da capital, Reykjavik.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".