sicnot

Perfil

Economia

Marcelo agradece à Alemanha o reconhecimento do esforço feito por Portugal

Marcelo agradece à Alemanha o reconhecimento do esforço feito por Portugal

O Presidente da República agradeceu hoje em Berlim ao seu homólogo alemão o reconhecimento que a Alemanha tem pelo esforço dos portugueses, numa conferência de imprensa conjunta.

Marcelo Rebelo de Sousa disse que a sua interpretação das palavras do presidente alemão "foi a de que correspondiam ao reconhecimento pela Alemanha do esforço feito pelos portugueses durante anos para controlarem o desequilíbrio financeiro interno e externo, e para seguirem um caminho que foi difícil, complexo e exigente".

"Fico grato, como representante das portuguesas e dos portugueses, pelo facto de o presidente alemão traduzir o reconhecimento desse esforço", disse o Presidente da República, que depois de um almoço de trabalho com Gauck reunir-se-á com a chanceler alemã, Angela Merkel, a quem se propõe expor os motivos pelos quais considera que seria "injusta" a aplicação de sanções a Portugal devido ao défice excessivo.

Durante a conferência de imprensa conjunta com o presidente alemão, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a manifestar-se convicto de que os parceiros europeus de Portugal, e designadamente a Alemanha, "perceberão" que os "sacrifícios grandes do povo português nos últimos quatro anos" merece ser "compreendida e nunca abandonada ou punida".

  • Presidente alemão reconhece esforço português
    0:53

    Economia

    O Presidente da Alemanha disse hoje, numa conferência de imprensa conjunta em Berlim com o Presidente português, que reconhece o esforço feito por Portugal nos últimos anos, mas rejeitou "imiscuir-se" na questão das eventuais sanções.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.