sicnot

Perfil

Economia

Prazo para trabalhadores independentes entregarem IRS termina hoje

O prazo para os contribuintes que tenham rendimentos do trabalho independente ou outras categorias que não trabalho dependente e pensões entregarem a declaração de IRS, seja em papel ou através da internet, termina hoje.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Os trabalhadores independentes ou que acumulem rendimentos de diferentes categorias tiveram desde o dia 01 de maio e até hoje para entregar as declarações do IRS (Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares) do ano passado através do Portal das Finanças ou em papel.

De acordo com o calendário fiscal publicado na página oficial da Autoridade Tributária e Aduaneira, os contribuintes que tiveram rendimentos da categoria B (empresariais e profissionais), E (de capitais), F (prediais) e G (mais-valias) ou trabalhadores dependentes e pensionistas (categorias A e H, respetivamente) que acumulem diferentes categorias de rendimentos têm até hoje para entregar as declarações de IRS relativas aos rendimentos de 2015.

Caso o contribuinte tenha auferido rendimentos destas categorias provenientes do estrangeiro deve juntar à declaração o anexo J e se tiver benefícios fiscais, deduções à coleta, acréscimos ou rendimentos isentos sujeitos a englobamento deve juntar o anexo H, de acordo com as Finanças.

Além disso, os trabalhadores independentes têm de preencher o anexo SS (Segurança Social) juntamente com o IRS para reenvio à Segurança Social.

A informação que consta deste anexo permite à Segurança Social definir o escalão contributivo do trabalhador quanto a descontos para a Segurança Social e gerou controvérsia nos anos anteriores.

De acordo com o Portal das Finanças, até segunda-feira, tinham sido submetidas 3.439.235 declarações de IRS da primeira fase, que decorreu em abril e que se dirigiu aos trabalhadores dependentes e aos pensionistas, e mais 1.365.673 declarações relativas à segunda fase, que decorreu ao longo do mês de maio.

Em 2015, foram entregues 5.401.403 declarações de IRS nas duas fases e, até segunda-feira, tinham sido entregues 4.804.908 declarações de IRS relativas aos rendimentos auferidos no ano passado.

Lusa

  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.