sicnot

Perfil

Economia

Marcelo diz que não é um drama se houver orçamento retificativo para conter défice

Marcelo diz que não é um drama se houver orçamento retificativo para conter défice

O Presidente da República diz que não é um drama se houver um orçamento retificativo ainda este ano. Num comentário às previsões da OCDE, menos otimistas para a economia portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa diz que o importante é garantir que o défice fique abaixo dos 3%.

  • OCDE agrava previsões para Portugal, Costa desvaloriza
    2:00

    Economia

    O primeiro-ministro desvaloriza os alertas da OCDE e diz que previsões são isso mesmo, apenas previsões. Esta manhã, a organização que junta as 35 melhores economias do mundo piorou as previsões para o crescimento da economia portuguesa e para a meta do défice, A OCDE admite mesmo que o Governo pode ter de aplicar mais austeridade, caso a economia não acelere.

  • Esquerda desvaloriza previsões da OCDE
    0:38

    Economia

    A OCDE reviu em baixa as suas previsões do crescimento do PIB para 1,2% este ano e 1,3% em 2017, advertindo que a política de devolução de rendimentos não terá efeitos duradouros na economia portuguesa. Piorou também a estimativa para o défice, esperando agora que atinja 2,9% este ano, e admite que o Governo português tenha de implementar novas medidas de contenção orçamental, especialmente caso a economia não acelere. O CDS salienta que a OCDE é mais uma instituição a contrariar as previsões do Governo. Os partidos que apoiam o executivo desvalorizam, embora o PCP mostre alguma preocupação com a situação do país.

  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.